Bola de Ouro ainda é tema: «Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, o Vinícius ganhava» | OneFootball

Bola de Ouro ainda é tema: «Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, o Vinícius ganhava» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·24 de noviembre de 2024

Bola de Ouro ainda é tema: «Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, o Vinícius ganhava»

Imagen del artículo:Bola de Ouro ainda é tema: «Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, o Vinícius ganhava»

O segundo lugar de Vinícius Júnior na Bola de Ouro continua a mexer com a atualidade do Real Madrid. Em discurso na assembleia geral dos Merengues, o presidente Florentino Pérez apontou o dedo ao sistema de votação do prémio e à recente colaboração entre os organizadores e a UEFA.

«Alteraram o sistema de votação (de 5 jogadores passou-se a votar em 10), assim como o número de pontos (de 6 para 15). E é surpreendente que, sendo o futebol algo tão global, jornalistas de países com uma população tão grande como a Índia não votem, mas outros com menos de um milhão de habitantes, sim. Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, o Vinícius teria ganho a Bola de Ouro», começou por dizer.


OneFootball Videos


«Além disso, estes países nem sequer deram um único voto ao Vinícius. Pelo menos, o jornalista finlandês já se demitiu. Seria importante perguntar à organização quais são os critérios, mas é evidente que podem fazer o que quiserem, sem qualquer consequência. Perguntaria à France Football e ao L'Équipe qual o sentido de aliarem-se à UEFA. A Bola de Ouro deve ser um troféu independente, votado por pessoas reconhecidas», acrescentou.

O aumento do número de jogos e o renovado Mundial de Clubes mereceram também comentários do dirigente, que pede maior consulta aos jogadores neste tipo de decisões.

«A FIFA aumentou o número de paragens e a UEFA criou uma Liga dos Campeões que ninguém entende. Ainda foi lançado um novo torneio: o Mundial de Clubes. Tudo isto para gerar mais receitas, os jogadores não são tidos em conta. Não pensam que o desporto deve ser sustentável, nem consideram os futebolistas. Está a ser prejudicial para os profissionais, com um aumento das lesões. Esta época podemos disputar 82 jogos.»

Apesar do favoritismo de Vinícius Júnior nos dias anteriores à atribuição da Bola de Ouro 2024, o prémio acabou por ser vencido por Rodri. Nenhum elemento do Real Madrid acabou por marcar presença na gala, realizada no passado de 28 de outubro, em Paris.

Ver detalles de la publicación