oGol.com.br
·16 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 de diciembre de 2024
Muito perto do fim do primeiro turno, a grande superioridade do Barcelona na La Liga e a margem confortável de pontos em relação aos demais acabou. No último jogo do ano de 2024, válido pela 18ª rodada, os catalães enfrentam, em casa, um embalado Atlético de Madrid e podem perder a liderança conquistada na terceira rodada.
Os dois times estão empatados com 38 pontos somados, mas os Blaugranas têm um jogo a mais (partida antecipada de 2025 para o início de dezembro). Com isso, uma vitória do Atleti pode não só colocar o time de Simeone à frente, mas também garante a possibilidade de ampliar a diferença para seis pontos.
Apenas um ponto atrás da dupla que divide a liderança, está o Real Madrid, que sonha com o bicampeonato que não acontece desde 2006/07 e 2007/08. A trinca dos times que dominam a La Liga desde 2004 vai ter mais uma disputa agitada pelo troféu que parecia decidido nas primeiras partidas...
O Barcelona começou o Campeonato Espanhol com tudo. O time de Hansi Flick emplacou uma sequência de sete vitórias seguidas no início da competição e chegou a ter uma "gordura" de nove pontos para o Real Madrid na 12ª rodada, que estava em segundo lugar.
Porém, a partir da 13ª, os Blaugranas jogaram seis vezes e venceram apenas uma. As três derrotas e os dois empates nesse recorte reabriram a disputa pelo título da La Liga e podem custar a liderança do time.
Vale ressaltar que, apesar do confronto contra os Colchoneros ser em Barcelona, o time de Lewandowski e Raphinha perdeu seus últimos dois jogos em casa: 2 a 1 para o Las Palmas e 1 a 0 para o Leganés. De ponto positivo, o Barcelona continua com o melhor ataque da competição: 50 gols em 18 jogos.
O Atlético de Madrid nunca esteve mal, mas também nunca esteve tão bem quanto agora. O clube chegou a ter 10 pontos de diferença para o Barcelona na 12ª rodada, mas uma arrancada espetacular credenciou, de vez, os Colchoneros para a disputa do título.
Campeão em 2013/14 e 2020/21, Simeone quer levantar seu terceiro troféu da competição e o sonho pode se tornar realidade. Entre La Liga, Copa del Rey e Liga dos Campeões, o Atleti soma 11 vitórias seguidas, com 31 gols marcados e apenas sete sofridos. O time vive a melhor fase do ano e possui a melhor defesa do Campeonato Espanhol junto com a Real Sociedad, com 11 gols sofridos.
O Real Madrid é um daqueles times que nunca pode ser dado como fora da disputa. Os Merengues já demonstraram inúmeras vezes que conseguem tirar forças de situações adversas e conquistar seus objetivos.
O clube está apenas um ponto atrás dos concorrentes, mas, assim como o Atleti, tem um jogo a menos que o Barça. Assim, o Real também pode ultrapassar o rival catalão e voltar às atenções do público para si e sua campanha.
O maior problema do time de Vini Jr. não são os resultados, e sim o futebol apresentado. Mbappé ainda não vingou como o esperado e coleciona atuações ruins, considerando a expectativa. Entretanto, nos últimos jogos, o francês deu esperanças ao torcedor: foram três gols em quatro jogos (entre Liga dos Campeões e La Liga).
Além disso, os Merengues convivem com muitas lesões. Militão, Alaba e Carvajal estão fora da temporada; Rodrygo, Vinícius Júnior e Mendy também perderam partidas por lesões.