Bahia SAF e SJDH chamam atenção para o combate ao tráfico de pessoas | OneFootball

Bahia SAF e SJDH chamam atenção para o combate ao tráfico de pessoas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte Clube Bahia

Esporte Clube Bahia

·30 de julio de 2025

Bahia SAF e SJDH chamam atenção para o combate ao tráfico de pessoas

Imagen del artículo:Bahia SAF e SJDH chamam atenção para o combate ao tráfico de pessoas

Nesta quarta-feira (30), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, o Esporte Clube Bahia SAF realiza, em conjunto com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), uma série de ações de conscientização durante a partida contra o Retrô, pela Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova.

As iniciativas fazem parte da Campanha Coração Azul, promovida globalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tráfico de pessoas e dar visibilidade a um crime que afeta milhões em todo o mundo.


OneFootball Videos


Um dos momentos de maior impacto simbólico foi a retirada de jogadores da lista de relacionados, representando o desaparecimento de vítimas desse crime, uma forma de ilustrar o vazio deixado por aqueles que somem todos os dias sem explicação. Entre as ações, os atletas do Bahia entrarão em campo carregando uma faixa da campanha, e vídeos serão exibidos nos telões da Arena, reforçando a mensagem ao público.

Imagen del artículo:Bahia SAF e SJDH chamam atenção para o combate ao tráfico de pessoas

“O Esporte Clube Bahia entende que é fundamental dar visibilidade ao problema do tráfico humano. A ONU estima que, por ano, 2,5 milhões de pessoas são vítimas dessa prática. Ainda assim, há um número muito grande de casos de tráfico humano que não chegam às estatísticas oficiais, e isso precisa ser socializado. As pessoas precisam conhecer e dimensionar esse problema, não apenas para compreender essa questão, mas também para contribuir com estratégias de combate a essa prática. O Bahia se junta ao Ministério da Justiça para colaborar e dar visibilidade ao problema que é o tráfico humano no país”, afirma Vitor Ferraz, Diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia.

Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo da SJDH, Hildete Emanuele, valorizou a parceria com o Bahia como meio de chamar a atenção para o combate ao tráfico de pessoas.

“O Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas dá conta de que, entre 2021 e 2023, foram registrados 86 casos de brasileiros assistidos em possível situação de tráfico de pessoas. Esses dados são o suficiente para que o Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), fortaleça a mobilização internacional contra esse crime. Anualmente no mês de julho, firmamos parcerias com instituições públicas e privadas, para realizarmos ações formativas e de mobilização social, como é o caso do Bahia, que leva a conscientização para o campo, através da exibição de faixas em jogos de futebol”..

Além das ações em campo, a campanha segue com conteúdos informativos e incentivo à denúncia. Casos de tráfico de pessoas podem ser reportados de forma anônima e gratuita pelos canais Disque 100 e Ligue 180.

Ver detalles de la publicación