oGol.com.br
·20 de febrero de 2025
AZ Alkmaar elimina Galatasaray e avança ao lado do Steaua Bucareste na Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 de febrero de 2025
A Liga Europa definiu nesta quinta mais quatro classificados para as oitavas de final. Além da Roma que venceu o Porto, AZ Alkmaar, Steaua Bucareste e Bodo/Glimt também garantiram as suas classificações para as oitavas da competição europeia.
Os três novos clubes se juntam a Lazio, Athletic Bilbao, Manchester United, Tottenham, Eintracht Frankfurt, Lyon, Olympiacos e Rangers, que já haviam carimbado a vaga diretamente na fase inicial, sem passar pelos playoffs.
Depois de golear por 4 a 1 no jogo de ida, o AZ Alkmaar chegou com uma vantagem confortável para enfrentar o Galatasaray. Embora o domínio turco durante o primeiro tempo, os visitantes seguraram a pressão e ampliaram ainda mais o placar agregado antes do intervalo com Seiya Maikuma.
O balde de água fria esfriou ainda mais a tentativa de reação do Galatasaray, que voltou do intervalo desligado e novamente sofreu com a eficiência holandesa. Antes do dez minutos, Denso Kasius anotou o segundo do AZ Alkmaar e liquidou a classificação.
Apesar da eliminação praticamente definida, o Galatasaray correu ainda atrás do prejuízo e iniciou uma nova tentativa de reação, desta vez para evitar o revés em casa. Na saída de bola, Victor Osimhen diminuiu o placar e, na reta final, Sallai deixou tudo igual. O empate amenizou a noite em Istambul, mas não evitou o gosto amargo da eliminação.
O Steaua Bucareste trouxe da Grécia uma vantagem mínima ao vencer o PAOK no jogo de ida, mas tratou de resolver a sua classificação em casa. O time romeno abriu o placar aos 30 minutos com Juri Cisotti e aumentou o seu conforto na partida.
O placar agregado confortável diminuiu a intensidade dos donos da casa, que passaram a valorizar a vantagem construída fora e dentro de casa. Aproveitando do desespero do PAOK, o Steaua continuou com as melhores oportunidades e o contragolpe exposto para definir a classificação.
Na reta final, David Miculescu marcou o segundo do time romeno e decretou o avanço do Steaua Bucareste para as oitavas de final.
Na Noruega, o Bodo/Glimt protagonizou umas das maiores reviravoltas da temporada e conquistou a classificação de forma eletrizante. Depois de perder o duelo de ida para o Twente, por 2 a 1, o time norueguês viu a sua desvantagem ser ampliada dentro de casa.
Aos 26 minutos, Fredrik Sjovold marcou contra e aumentou o placar agregado a favor do Twente. Foi então que os donos da casa começaram a sua reação eletrizante. No início do segundo tempo, Kasper Hogh empatou para o Bodo e diminuiu o prejuízo.
Os noruegueses perseguiram a virada até o último minuto e foram recompensados nos acréscimos. Aos 47, Hilgers marcou contra e virou o placar para o Bodo. Embora satisfeito com o placar para levar a decisão para a prorrogação, os mandantes ainda acharam o terceiro com Wembangomo. No entanto, o Twente devolveu na mesma moeda e marcou mais um gol nos acréscimos, com Steijn, recolocando a decisão no tempo-extra.
O gol no último minuto não parou a reação do Bodo nos trinta minutos finais. Embalado pela reta final frenética, o time norueguês marcou duas vezes na prorrogação e selou a classificação com uma vitória por 5 a 2.