oGol.com.br
·29 de julio de 2025
Avaí atropela o lanterna Botafogo e se reaproxima do G4 da Série B

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·29 de julio de 2025
Depois de quatro rodadas sem vencer, o Avaí voltou a ficar firme na briga por um acesso na Série B do Campeonato Brasileiro ao atropelar o Botafogo de São Paulo, nesta segunda-feira, 28. Com quatro gols ainda no primeiro tempo, o Leão acabou com a goleada em 5 a 0.
Com a vitória, o Avaí termina o primeiro turno da Série B com 28 conquistados, na sétima posição e a dois pontos da Chapecoense, que abre o G4 no momento (Remo e Cuiabá podem ultrapassar). Já o Botafogo-SP, com apenas 18 pontos, é o lanterna.
O primeiro tempo foi de um atropelo bastante incomum para os padrões da Série B. O Avaí marcou forte a saída de bola do Botafogo-SP e abriu o placar logo aos 9, quando JP fez boa jogada individual pela esquerda e inverteu o jogo para Emerson Ramon. O atacante decidiu arriscar de fora da área e com um chute forte acertou o cantinho.
O segundo gol do Avaí saiu ainda mais rápido. Aos 12, após nova roubada de bola no ataque, JP recebeu bom passe na intermediária, avançou até perto da meia-lua e chutou colocado, com muita categoria, para também balançar a rede. Aos 17, Andrey também acertou o alvo de longa distância, mas o goleiro Victor Souza foi bem.
O Botafogo-SP esteve desnorteado e o Avaí seguiu finalizando com muita facilidade. Aos 23, JP abriu espaço na intermediária, soltou a pancada e a bola saiu passando muito perto da meta. Aos 32, Marquinhos Gabriel arrancou da direita para o meio, bateu colocado de canhota e tirou tinta da trave.
Na reta final, o Avaí aumentou o sofrimento paulista. Aos 39, o contra-ataque começou com o goleiro César. Emerson Ramon arrancou com muita velocidadade pela direita e tabelou com Cléber para definir na saída do goleiro e marcar o terceiro. Ainda deu tempo para mais. Aos 47, o Leão teve um pênalti após JP ser derrubado na área. Na cobrança, Cléber deslocou o goleiro e também marcou. 4 a 0.
O jogo já estava decidido, mas coube ao Botafogo-SP ao menos tentar uma reação no segundo tempo. Asustou rapidamente, quando Jonathan Cafu cruzou com veneno e Jefferson Nem cabeceou para o lado de fora da rede. Foi um bom momento da Pantera, que conseguiu bons ataques e aumentar seu números de finalizações, mas sem diminuir o prejuízo.
A bola esteve mais tempo com o Botafogo-SP no segundo tempo e o Avaí preferiu se retrair e administrar a vantagem. A Pantera até criou boas chances e o goleiro César precisou fazer grande defesa em pancada de Dramisino de fora da área. O Leão reagiu pouco depois e Victor Souza impediu cara a cara o que serua o hat-trick de Emerson Ramon.
Cada passar de minuto aumentava o desânimo do Botafogo-SP e o Avaí voltou a dominar. Em lance polêmico, Alef Manga chegou a concluir para o gol, anulado por impedimento. No entanto, a análise do VAR resultou em um pênalti marcado na origem. Aos 43, o próprio Alef Manga converteu a cobrança, marcou o quinto e deu números finais ao duelo.
En vivo