![Icon: Trétis](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/8/1565273699322-logo_large_tretis.png)
Trétis
·9 de febrero de 2025
Athletico tira vantagem de dois gols e assume liderança
![Imagen del artículo:Athletico tira vantagem de dois gols e assume liderança](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ftretis.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2FMaringa-x-Athletico.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·9 de febrero de 2025
Início ruim, expulsão e virada em Maringá marcaram o domingo do Athletico, novo líder do Campeonato Paranaense. O Dogão abriu 2 a 0 no placar nos primeiros 26 minutos de jogo e viu o zagueiro Villar ser expulso. Na segunda etapa o Furacão virou com mais gols de Alan Kardec e bela batida de João Cruz para encerrar a noite.
A amostra inicial de Maringá x Athletico não poderia ser pior para os comandados de Maurício Barbieri. Pressionado, o Furacão não conseguia romper a primeira linha de marcação e jogava longo. A bola rebatia e nos contra ataques o Maringá encontrava grandes chances, foram pelo menos cinco dessa maneira. O pênalti que gera o gol de Moraes sai numa dessas, assim como o escanteio que também resulta em bola na rede do nove maringaense. Cenário foi esse até a expulsão de Villar, logo depois do gol de Alan Kardec, que diminuiu o placar, por matar jogada como último homem. O Athletico subiu o bloco rodou a bola e pouco conseguiu concluir, mas aproveitava a objetividade de Isaac para gerar perigo.
Números mostram cenário emblemático: o primeiro é o aproveitamento de 100% de Mycael em cobranças de pênaltis. Goleiro pegou todas as três que enfrentou, contra Fluminense, Atlético-MG e Maringá, mas em duas dessas o gol saiu no rebote.
Outra estatística mostra boa fase de Kardec, que chegou na primeira etapa à sua quinta participação direta em gol em três jogos como titular.
Primeiro tempo também deve aumento em cenário preocupante. Segundo gol sofrido foi o quinto de bola aérea na temporada, entre os nove que balançaram a rede atleticana (55%).
Quando a fase é boa, causa até falha do goleiro adversário. Belezi teve partida abaixo no primeiro tempo, mas aos 13 do segundo encontrou grande passe na cabeça de Alan Kardec, que cabeceou para baixo e contou com erro do goleiro João Gabriel para ir às redes. O Athletico pressionava e mostrava, mais uma vez, que consegue criar chances contra times mais fechados, ainda mais em superioridade numérica.
Resultado de imposição apareceu com o golaço de João Cruz. Meia marcou pela segunda vez de fora da área nos últimos dois jogos e pela terceira vez nos últimos três compromissos pelo Athletico. Com vantagem no placar o Furacão controlou o jogo e Barbieri promoveu a estreia do volante Diogo Riquelme (2005).
Com a vitória o Athletico vai a 18 pontos e assume a liderança na tabela. Comandados de Maurício Barbieri voltam a campo na quarta-feira (12), contra o Cascavel, na Ligga Arena. Abola rola Às 20h.
Melhor em campo: João Cruz foi o mais criativo jogador do Athletico, colocou bola na trave em cobrança de falta, bateu bola muito próxima do ângulo e guardou de fora da área para virar o placar para o Athletico
Pior em campo: Falcão, Fernando e Belezi disputam. Zagueiro, no entanto, encontrou assistência para o segundo do Furacão no jogo e sai da briga. Fernando errou muito e não se adaptou a atuar como volante em momentos do jogo.
Destaque: Alan Kardec tem ótimos números desde que se tornou titular e trouxe efetividade que faltava ao Athletico em outras atuações.