Athletico se posiciona sobre caso de racismo contra fotojornalista | OneFootball

Athletico se posiciona sobre caso de racismo contra fotojornalista | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Trétis

Trétis

·4 de julio de 2024

Athletico se posiciona sobre caso de racismo contra fotojornalista

Imagen del artículo:Athletico se posiciona sobre caso de racismo contra fotojornalista

O Athletico divulgou posicionamento oficial sobre a denúncia de caso de racismo na Ligga Arena, nesta quarta-feira (3), em meio à derrota do Furacão por 2 a 1 contra o São Paulo. Em contato com a reportagem, Departamento de Comunicação do clube atesta: “O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória“.

Nota informa que o clube ainda não recebeu comunicação formal do caso: “A respeito do possível caso de racismo, relatado nas redes sociais na noite de ontem, o Athletico informa que não recebeu denúncia formal sobre o mesmo. No entanto, o clube já iniciou uma apuração interna e, caso haja necessidade, estará à disposição das autoridades.


OneFootball Videos


Caso é apurado pelo Departamento de Operações do Furacão, que se dispõe a colaborar nas investigações policiais. A Delegacia móvel de atendimento a futebol e eventos (Demafe) informa que que abriu investigação sobre o ocorrido, mas que aguarda registro de boletim de ocorrência para qualquer medida.

Sobre o relato de que denúncia teria sido dificultada por funcionários da segurança da Arena da Baixada, tanto Athletico, quanto Demafe, mostram surpresa. O fotojornalista que denunciou fato garante que tentou registrar B.O. ainda dentro do estádio, mas que não teve direcionamento: “não me informaram e acabei sendo retirado da Arena.”

A vítima foi procurada pela reportagem, mas não respondeu aos contatos até a publicação deste texto. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável, além de prever reclusão de dois a cinco anos, e multa. Confira nota completa do Athletico ao final desta reportagem.

Entenda o caso

Ato racista foi denunciado pelo fotojornalista Luis Pacca, logo após ao final da partida entre Athletico e São Paulo, por meio de suas redes sociais:

“Fui vítima de um racismo violento aqui na Ligga Arena. Já chorei, já briguei e agora estou carregando meu celular para ir embora daqui. Muita gente viu, entre seguranças privadas e polícia militar, ninguém fez nada. Mas, eu não baixei a guarda e peitei esse monte de frustrado”

Fotógrafo também relata que outros colegas conseguiram registrar momento, e que entraria, sim, com as medidas cabíveis. Até o presente momento, o nem Athletico, nem Demafe, tomaram conhecimento do registro da queixa.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publicou ofício no início de 2023 que estipula pena esportiva para casos de racismo dentro dos estádios de futebol. Caso confirmado, ocorrido pode levar clube a julgamento no STJD (Superior tribunal de justiça desportiva).

Confira posicionamento do Athletico

“A respeito do possível caso de racismo, relatado nas redes sociais na noite de ontem, o Athletico informa que não recebeu denúncia formal sobre o mesmo. No entanto, o clube já iniciou uma apuração interna e, caso haja necessidade, estará à disposição das autoridades.

É importante ressaltar que, em casos anteriores, o Athletico encaminhou todas as imagens e informações às autoridades competentes. O clube também reitera que, além de repetidas manifestações de conscientização sobre o tema, possui o portal de matchday (https://matchday.athletico.com.br/), em que é possível a qualquer torcedor denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas. Além disso, o clube também possui o Canal de Ética (https://canal.ouvidordigital.com.br/Athletico), que também pode ser utilizado para realizar denúncias.

O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória.

Ver detalles de la publicación