Glorioso 1904
·21 de marzo de 2025
Atenção, Benfica: Trubin passa de indiscutível a banco no Ucrânia - Bélgica

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·21 de marzo de 2025
Aquando do jogo de ontem entre Ucrânia e Bélgica – encontro a contar para a primeira mão do play-off A/B da Liga das Nações – o gigante da baliza do Benfica, Anatoliy Trubin, não teve muito trabalho, visto que não saiu do banco no decorrer da partida. A seleção ucraniana acabou por vencer o encontro por 3-1 e vai para a segunda mão, na Bélgica, com um pé na Liga A da Liga das Nações, com o atleta das águias a passar de indiscutível para Bruno Lage a suplente na baliza do seu país.
Este novo formato da Liga das Nações criou um sistema de play-off, que serve para decidir qual das seleções sobe ou desce para as respetivas ligas desta prova europeia. Neste caso, a seleção belga – que terminou em terceiro lugar do seu grupo na Liga A da Liga das Nações – teve de enfrentar a Ucrânia devido a esta ter ficado em segundo lugar do seu grupo, só que na Liga B da respetiva prova. Se passadas as duas mãos a Bélgica perder no agregado, irá descer para a Liga B – uma espécie de segunda divisão da Liga das Nações.
O primeiro golo da partida foi apontado pelo ponta de lança veterano, Romelu Lukaku, aos 40 minutos da partida. O problema é que a seleção ucraniana tinha um plano diferente para a segunda parte. A estratégia era simples, vencer. Foi isso que Oleksiy Gutsulyak, que havia entrado aos 63 minutos, tentou fazer. Três minutos após a sua entrada, deu início à ‘remontada’. O segundo golo saiu dos pés de Vladyslav Vanat ao minuto 73. Quando o relógio assinalava os 78', Illia Zabarnyi fechou as contas à partida.
O guarda-redes do Benfica, Trubin, desta vez não foi o escolhido para defender a baliza ucraniana. Este foi o primeiro jogo desta edição da Liga das Nações em que o guardião ucraniano não começou a titular. Nos seis jogos da fase de liga o gigante fez boas exibições e conseguiu duas vitórias e dois empates que foram cruciais para garantir o segundo lugar na prova – apenas um ponto à frente da Geórgia.
O próximo desafio da seleção ucraniana já tem data marcada. Dia 23 de março, domingo, a partir das 19h45, desta vez na Bélgica, a Ucrânia irá tentar segurar – ou até ampliar – o marcador e assim, garantir o apuramento para a Liga A da Liga das Nações na próxima edição.