MundoBola Flamengo
·20 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de diciembre de 2024
Em reunião na tarde desta quinta-feira (19), a Assembleia Geral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) aprovou o fim do limite para a reeleição do presidente da entidade. Por unanimidade, os clubes profissionais e amadores e os presidentes de ligas concordaram com a mudança estatutária para derrubar o prazo máximo que era de seis mandatos. O Flamengo não enviou representante.
A decisão permite que o atual presidente Rubens Lopes, no cargo desde 2007, se candidate na eleição de 2026. Em seu sexto mandato consecutivo, ele seria obrigado a deixar a cadeira da presidência caso não houvesse mudança nas regras.
Decisão que aproveita uma brecha criada por mudanças no estatuto eleitoral da CBF. Em novembro, clubes as 27 federações aprovaram mudar o limite de reeleições da entidade de uma para duas. O que deixou o caminho livre para essas federações decidirem suas regras para tempo na presidência.
Os quatro grandes do Rio não enviaram os seus presidentes, mas Botafogo, Fluminense e Vasco tiveram representantes na reunião. O primeiro enviou o diretor André Alves, enquanto o tricolor mandou o coordenador Marcelo Penha, e o Vasco foi representado pelo CEO Carlos Amodeo. Em processo de transição entre as gestões Landim e Bap, o Flamengo não teve representante na votação.