
OneFootball
OneFootball·25 de marzo de 2023
As 5️⃣ chuteiras mais icônicas da história do futebol

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
OneFootball·25 de marzo de 2023
Quando a gente cresce, as memórias que temos dos nossos jogadores favoritos carregam um detalhe específico – um par de chuteiras icônicas.
Pensando nisso, o OneFootball colocou a seguir os cinco designs mais marcantes da história do futebol.
Usada por: Pelé, Eusébio, Diego Maradona, Johan Cruyff
Antes da Copa do Mundo de 1966, Eusébio pediu uma chuteira “mais macia e flexível”.
A PUMA, então, entregou o pedido ao craque de Portugal, que acabou como o artilheiro daquele Mundial.
Esta icônica chuteira também foi usada por Pelé durante a Copa do Mundo de 1970, com Johan Cruyff e Diego Maradona também ostentando a King anos mais tarde.
Ou seja, modelo definidor de gerações.
Usada por: Franz Beckenbauer, Michel Platini, Mario Kempes
É incrível que, mesmo tendo sido lançada em 1979, a Copa Mundial se manteve como a chuteira de futebol mais vendida de todos os tempos.
Feitas de couro de canguru, elas foram – naquela época – as chuteiras mais leves já desenvolvidas, com foco em explorar a velocidade e a versatilidade dos jogadores.
Não é nenhuma surpresa que elas foram usadas por talentos de elite.
Usada por: Ronaldinho, Francesco Totti, Carles Puyol
Apesar de ter sido lançado pela primeira vez em 1983, um jogador colocou a silhueta da Nike Tiempo em nossos radares, e aqueles que cresceram nos anos 90, ou início dos anos 2000, saberão imediatamente do que estamos falando.
Ronaldinho entusiasmava os fãs com sua técnica ultrajante, habilidade e, o mais importante, adorava fazer os defensores parecerem estúpidos com aquele lindo par de chuteiras brancas e douradas.
Usada por: Zinedine Zidane, David Beckham, Kaká
No momento em que estava começando a revolucionar o mundo das chuteiras, a Adidas produziu a sua linha Predator, que foi criada para aumentar a potência e rotação da bola, adicionando “barbatanas” para estabilizar o calçado.
Isto foi o que ganhou Zinedine Zidane – que as usou na Copa do Mundo de 1998 –, antes de David Beckham e suas cruzamentos precisos se tornarem sinônimo da chuteira.
Usada por: Ronaldo, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo
A verdade é que esta Mercurial – o primeiro par criado pela Nike – não poderia ter sido feita para ninguém melhor.
Ronaldo usou estas belezas na Copa do Mundo de 1998 – quando ganhou uma das suas Bola de Ouro –, com Thierry Henry e Cristiano Ronaldo estrelando o modelo anos mais tarde.
Foto de destaque: CESAR RANGEL/AFP via Getty Images
En vivo