Após desfalques no meio-campo, De La Cruz ganha chance de ouro para se firmar no Flamengo; entenda | OneFootball

Após desfalques no meio-campo, De La Cruz ganha chance de ouro para se firmar no Flamengo; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8 de julio de 2025

Após desfalques no meio-campo, De La Cruz ganha chance de ouro para se firmar no Flamengo; entenda

Imagen del artículo:Após desfalques no meio-campo, De La Cruz ganha chance de ouro para se firmar no Flamengo; entenda

Em busca de retomar o seu melhor nível no Flamengo, De La Cruz possui o cenário ideal para se consolidar no Mais Querido. Após o término da Copa do Mundo de Clubes, o meio-campo da equipe de Filipe Luís sofreu duas baixas importantes: Gerson saiu para o Zenit-RUS e Erick Pulgar sofreu uma grave lesão no pé direito.

No clássico disputado contra o Botafogo no dia 18 de maio, o uruguaio sofreu uma entorse no joelho esquerdo — ficando fora dos gramados por mais de um mês. O meio-campista só retornou contra o Bayern de Munique, no dia 29 de junho, pelo Mundial.


OneFootball Videos


Com o retorno de De La Cruz, Filipe Luís deve utilizar o atleta com mais frequência. Isso porque Gerson saiu do Flamengo e Pulgar fraturou o quinto metatarso do pé direito, desfalcando o Mengão por, no mínimo, dois meses.

De La Cruz tem chance de ouro para se consolidar no Flamengo

Com esse cenário, o uruguaio possui a chance de ouro de mostrar sua importância no elenco rubro-negro. Com a saída de Gerson, De La Cruz pode, inclusive, ter um protagonismo maior no meio-campo.

Isso porque o atleta apresenta características mais ofensivas e verticais que o ex-camisa 8 do Flamengo — podendo oferecer maior volume de jogo no campo de ataque.

Além disso, De La Cruz se destaca pelas boas cobranças de bola parada. Tal atributo fortalece a equipe de Filipe Luís e contribui na variedade de jogadas ofensivas.

Com a lesão de Pulgar, Jorginho deve assumir a função de um primeiro volante no Flamengo. Ao lado do ítalo-brasileiro, o uruguaio pode ter a oportunidade de se firmar com um novo companheiro na volância.

Além de um papel mais defensivo, o jogador pode atuar como um meia pela direita — posição ocupada algumas vezes por Gerson e que o próprio De La Cruz atuou sob o comando de Tite em 2024.

Histórico de lesões assombram passagem de De La Cruz no Flamengo

Desde 2024, o meio-campista sofre com lesões — que prejudicam a sua consolidação no Flamengo. Ao todo, o uruguaio já se machucou quatro vezes, ficando 106 dias lesionado e perdendo um total de 25 partidas com o Manto Sagrado. Confira os detalhes:

  1. 1ª lesão: trauma no joelho - três jogos perdidos - de 01/08/2024 até 10/08/2024 (dez dias fora)
  2. 2ª lesão: posterior da coxa - seis jogos perdidos - de 30/08/2024 até 17/09/2024 (19 dias fora)
  3. 3ª lesão: posterior da coxa - nove jogos perdidos - de 21/10/2024 até 25/11/2024 (36 dias fora)
  4. 4ª lesão: entorse no joelho - sete jogos perdidos - de 19/05/2025 até 28/06/2025 (41 dias fora)

Com isso, De La Cruz vive a expectativa de não sofrer mais lesões nesta segunda metade da temporada 2025. A ausência do atleta é criticada por torcedores do clube, que enxergam a constante ausência do meia como um problema.

Imagen del artículo:Após desfalques no meio-campo, De La Cruz ganha chance de ouro para se firmar no Flamengo; entenda

Foto: Buda Mendes/Getty Images

De La Cruz custou altas cifras aos cofres rubro-negros

Após longa novela, o Flamengo contratou o meia em dezembro de 2023, junto ao River Plate, por 16 milhões de dólares (aproximadamente R$ 79 milhões na cotação da época).

De La Cruz foi considerado um "presente de natal" para a Nação Rubro-Negra — que criou alta expectativa com o jogador da Seleção Uruguaia.

Números de De La Cruz na temporada 2025

Na atual temporada, o meia possui 19 jogos disputados, com apenas um gol marcado. A minutagem atual de De La Cruz no Flamengo, em 2025, é de 1322 minutos em campo.

Com isso, o meia é o 13° jogador do elenco rubro-negro com mais minutos em campo.

Ver detalles de la publicación