Glorioso 1904
·11 de mayo de 2025
Apesar do empate, Akturkoglu com registo especial no Benfica - Sporting

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·11 de mayo de 2025
O duelo de ontem à tarde, sábado, 10 de maio, não teve o desfecho que o Benfica e os Benfiquistas ambicionavam. Apesar do empate consumado frente ao Sporting, os encarnados ainda podem chegar ao título nacional, num duelo em que a grande figura da equipa acabou por ser Kerem Akturkoglu.
Apesar do seu golo ter sido insuficiente para dar um resultado diferente ao Glorioso, o camisola 17 escreveu o seu nome a letras de ouro na História do dérbi lisboeta. Depois de bater a concorrência de Rui Silva, à passagem do minuto 63, o extremo encarnado passou a ser o primeiro turco a marcar num encontro contra os leões.
Acaba por ser um registo único, uma vez que nenhum dos clubes tem a forte tradição de contar com atletas turcos nos seus quadros. Do lado da equipa verde e branca, o defesa Demiral é + único nome que surge, mas apenas fez um jogo pela equipa principal, em 2017/2018, numa partida frente ao Oleiros, a contar para a Taça de Portugal.
No caso dos encarnados, além de Akturkoglu, o Glorioso também conta com a presença de Orkun Kokçu, companheiro de seleção do camisola 17 das águias. Contratado em 2023 ao Feyenoord, o camisola 10 somou ontem o seu quinto duelo com o rival de Alvalade, mas continua com a folha em branco.
No caso de Akturkoglu, a história foi diferente, ao terceiro encontro, turco não se deixou intimidar e bateu Rui Silva, deixando a sua marca nas estatísticas do dérbi eterno. Com o tento apontado aos leões, passa a somar 16 golos na temporada, o seu segundo melhor registo da carreira, apenas superado pelos 20 golos que apontou em 2019/2020, ao serviço do Erzincanspor. Apesar de não ter garantido os três pontos às águias, permitiu que o Benfica continue na corrida pelo título.