Andrée Jeglertz: quem é o novo treinador do time feminino? | OneFootball

Andrée Jeglertz: quem é o novo treinador do time feminino? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·3 de julio de 2025

Andrée Jeglertz: quem é o novo treinador do time feminino?

Imagen del artículo:Andrée Jeglertz: quem é o novo treinador do time feminino?

O Manchester City tem o prazer de anunciar Andrée Jeglertz como nosso novo treinador da equipe feminina.

O sueco chega ao clube com uma vasta experiência no futebol de clubes e internacional, abrangendo mais de duas décadas, sendo seu cargo mais recente e atual o de técnico da seleção dinamarquesa.


OneFootball Videos


O técnico de 53 anos assumirá oficialmente o cargo após a conclusão da Eurocopa de 2025.

E, com isso, ele se torna o terceiro técnico permanente do City desde o nosso relançamento profissional em 2014.

Após sua confirmação nos Blues, aqui está a história de Jeglertz até agora...

jogador

Nascido em Malmö em 14 de fevereiro de 1972, ele progrediu nas categorias de base do clube de sua cidade natal entre 1985 e 1990, antes de estrear na equipe principal do Malmö FF em 1991.

Seguiu-se um ano solitário, que incluiu um empréstimo ao IFK Trelleborg antes de uma transferência definitiva para o Umeå em 1993, onde atuou por três anos antes de uma passagem de dois anos pelo IFK Hässleholm.

Jeglertz retornou ao Umeå em 2002, entre passagens pelo Gimonäs CK, primeiro em 2000/2001, e depois em 2003, onde foi nomeado jogador-treinador, sua primeira experiência como técnico.

campeão europeu

Após uma temporada no Gimonäs CK, conciliando a carreira de jogador com a de técnico, Jeglertz deu seus primeiros passos no futebol feminino ao se tornar técnico em tempo integral do Umeå IK.

Ele liderou o time por quatro anos repletos de troféus, entre 2004 e 2008, ao mesmo tempo em que nutriu e desenvolveu a jovem Marta, que viria a se tornar seis vezes melhor jogadora do mundo e um dos maiores ícones do esporte.

No total, o Umeå IK conquistou cinco títulos importantes durante sua gestão, além de levá-lo a três finais da Liga dos Campeões Feminina da UEFA, então chamada de Copa da UEFA Feminina, incluindo a conquista da competição em 2004.

Depois de liderar o segundo grupo das eliminatórias com um aproveitamento de 100%, o time avançou para a final com uma vitória nas quartas de final sobre o Energy Voronezh, antes de derrotar o Brondby nas semifinais.

Na final, disputada em duas partidas, Jeglertz levou o Umeå a uma vitória por 8 a 0 no agregado sobre o Frankfurt, garantindo ao time sueco seu segundo grande título europeu.

O clube quase repetiu o feito sob o comando do novo técnico do City em 2007 e 2008, mas perdeu para o Arsenal e o Frankfurt, respectivamente.

treinador do ano

Além do sucesso na Liga dos Campeões de 2004, Jeglertz também liderou o Umeå IK de forma excepcional em nível nacional, ajudando-o a conquistar três títulos da Damallsvenskan e a Copa da Suécia em 2007.

Ele também conquistou o prêmio de Técnico do Ano da Damallsvenskan em duas ocasiões distintas.

Imagen del artículo:Andrée Jeglertz: quem é o novo treinador do time feminino?

treinador masculino

Após seu imenso sucesso no Umeå IK, ele retornou ao futebol masculino como técnico do Djurgårdens IF, onde comandou 23 partidas, vencendo seis e empatando seis.

Sua passagem durou até 2009, e ele assumiu o comando da equipe masculina do Umeå em 2017, após seis anos à frente da seleção feminina da Finlândia.

Jeglertz ostentava um percentual de vitórias de 44,6% no Umeå antes de sair em 2018.

EURO 2013

Nomeado em 2010, Jeglertz liderou a seleção feminina da Finlândia rumo ao Campeonato Europeu de 2013, na Alemanha, com uma impressionante campanha classificatória.

Classificado no Grupo 5, juntamente com Ucrânia, Bielorrússia, Eslováquia e Estônia, ele liderou a seleção nórdica rumo ao principal torneio com um histórico fantástico de seis vitórias, um empate e uma derrota, o que a colocou na liderança da tabela.

Vitórias de destaque incluíram uma vitória por 6 a 0 sobre a Estônia e um triunfo por 4 a 0 sobre a Bielorrússia.

A Finlândia foi então colocada em um grupo difícil na Eurocopa de 2013, com Itália, Suécia e Dinamarca, mas teve um desempenho valente sob a liderança de Jeglertz, perdendo apenas uma vez na fase de grupos.

Empates em cada uma das outras duas partidas fizeram com que a seleção perdesse por pouco uma vaga nas quartas de final.

Dinamarca

Jeglertz foi nomeado técnico da Dinamarca logo após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2023.

Desde então, a seleção venceu 12 de suas 20 partidas no comando da seleção e se classificou para a Eurocopa de 2025 neste verão (no hemisfério norte), onde Jeglertz comandará a seleção pela última vez.

A Dinamarca chegou ao torneio terminando em segundo lugar, atrás da Espanha, no Grupo 2 das eliminatórias, tendo vencido quatro de seus seis jogos e perdido os outros dois por pouco para a atual campeã mundial.

Na Liga das Nações, Jeglertz quase levou a seleção à final da competição de 2025, mas perdeu no saldo de gols no Grupo A4, tendo conquistado a mesma quantidade de pontos, nove, que a Suécia, campeã.

Ver detalles de la publicación