
Gazeta Esportiva.com
·1 de agosto de 2025
Análise: São Paulo dá passo importante na Copa do Brasil, mas poderia ter feito mais

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 de agosto de 2025
Por Thais Bueno
O São Paulo poderia ter feito mais e aberto uma vantagem maior no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor chegou a abrir 2 a 0 sobre o Athletico-PR e teve oportunidades para aumentar o marcador, mas levou um gol no final. Agora, vai para o duelo de volta com a diferença mínima no placar e precisará ficar ligado.
Pensando na grande sequência de jogos, o técnico Hernán Crespo escalou o São Paulo com algumas mudanças e poupou algumas peças, como o goleiro Rafael, os volantes Bobadilla Alisson e o camisa 10 Luciano. Foi a noite de Pablo Maia, Rodriguinho e Ferreira mostrarem o porquê foram escolhidos como titulares – e assim o fizeram.
O São Paulo sofreu para criar oportunidades pelo menos até os 30 minutos do primeiro tempo. O Athletico-PR parece ter vindo para a partida com a proposta de se defender e apostar nos contra-ataques. O Tricolor controlou a posse de bola e teve o domínio de grande parte das ações, mas não conseguiu furar o sistema defensivo rival.
A equipe são-paulina, inclusive, encontrou muitos espaços no lado esquerdo do ataque, mas não conseguiu aproveitá-los. O time teve maiores problemas ao tentar infiltrações e enfiadas pelo meio, parando na defesa bem postada do Athletico-PR.
O futebol, porém, é uma caixinha de surpresas. E foi em um dos poucos espaços que o Athletico-PR deu na entrada da área que o São Paulo encontrou seu gol. Após boa triangulação do ataque tricolor e chute de Marcos Antônio bloqueado, a bola sobrou com Alan Franco. O zagueiro rolou para Pablo Maia, que com toda sua qualidade, bateu colocado e abriu o placar no Morumbis.
O primeiro tempo do São Paulo esteve longe de ser brilhante, mas o time foi para o intervalo com a vantagem mínima – que poderia ter sido ainda maior, uma vez que Ferreirinha deixou André Silva na cara do gol, mas o centroavante desperdiçou e viu Santos defender.
Já na etapa final, o Tricolor só voltou com uma troca: o jovem Maik entrou na vaga de Cédric Soares. Do outro lado, o Athletico-PR tornou o time mais ofensivo com as mexidas.
O São Paulo administrou a vantagem no placar até os 25 minutos. A partir de tal minutagem, a partida voltou a pegar fogo. O Athletico-PR ameaçou um pouco mais a defesa tricolor com cruzamentos para dentro da área, mas a zaga são-paulina se mostrou bastante atenta e esteve bem nos combates.
Foi aos 31 minutos (sim, novamente) que o São Paulo enfim chegou ao segundo gol. Novamente, a equipe contou com o brilho individual de um jogador. Rodriguinho fez uma grande jogada e driblou dois marcadores. O meia invadiu a grande área e cruzou para trás, deixando Ferreirinha numa boa para só empurrar para o gol.
A noite não poderia ser melhor para o Tricolor, que entrou com um time ‘alternativo’, abriu 2 a 0 no placar e sequer teve sua melhor atuação. O time ainda poderia ter ampliado a vantagem, mas não o fez. Foi já nos minutos finais que o Athletico-PR jogou “água no chopp” dos donos da casa e, em uma desatenção da zaga do São Paulo, diminuiu com Viveros.
Agora, o São Paulo terá que estar mais atento ao jogo de volta contra o Furacão, que decide a eliminatória em casa. O próprio técnico Hernán Crespo reconheceu que o confronto ainda não acabou. A necessidade de um bom resultado diante do time paranaense, inclusive, pode impedir que o treinador poupe mais peças no segundo jogo.
O São Paulo precisa somente de um empate no duelo de volta para se classificar às quartas de final, mas sabe que não terá vida fácil em Curitiba. Se o Athletico-PR ganhar por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Já um triunfo por dois ou mais gols leva o Furacão à próxima fase da Copa do Brasil.
A partida de volta entre São Paulo e Athletico-PR está agendado para a próxima quarta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), na Ligga Arena.
Antes disso, porém, o São Paulo visita o Internacional, em compromisso válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola neste domingo, às 20h30, no Estádio Beira-Rio.
VAMOS 🇾🇪–