
Gazeta Esportiva.com
·5 de mayo de 2025
Análise: Santos mostra evolução, mas erro coletivo custa caro e faz pressão crescer

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 de mayo de 2025
Por Rodrigo Matuck
O Santos perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado em Porto Alegre é tenebroso para a temporada do Peixe, que poderia ter voltado à Baixada Santista com um final mais feliz.
O começo de jogo foi preocupante, com a defesa batendo cabeça. Não á toa, em 10 minutos, Luisão e Luan Peres já estavam amarelados (o segundo, aliás, poderia ter sido expulso, mas o VAR não recomendou revisão do lance).
Com o tempo, porém, o Alvinegro Praiano foi se ajustando em campo e passou a dominar o confronto. Liderado por Soteldo, o time mostrou uma postura diferente em relação ao empate de 1 a 1 com o CRB, na última quinta. Os paulistas foram mais agressivos.
Algumas das mudanças de Cleber Xavier surtiram efeito. Tomás Rincón deu mais qualidade para a saída de bola e João Schmidt melhorou jogando com um pouco mais de liberdade.
Thaciano começou pelo meio, mas trocou de posição com Rollheiser e cumpriu uma função tática importante. Ele ajudou Luisão na marcação e amenizou os problemas defensivos. Já Soteldo voltou de lesão e foi o grande nome dos visitantes. O venezuelano carregou o time no ataque.
Faltou, contudo, pontaria. Deivid Washington, outra aposta do técnico, foi outro que teve algumas chances para estufar as redes, mas não aproveitou.
A defesa, por sua vez, foi o ponto negativo. Luisão não correspondeu como lateral direito e Luan Peres teve uma atuação ruim. Escobar foi o único que se salvou no setor, mas precisou sair no decorrer do segundo tempo.
Pouco tempo depois do argentino sair, aliás, o Santos foi vazado. Kevyson entrou e vacilou na marcação de Alysson. Luan Peres furou o cruzamento e Luisão afastou mal. No rebote, Cristian Oliveira apareceu sozinho para marcar o único gol da noite.
O erro coletivo frustra demais e, de certo modo, esconde a evolução que o elenco apresentou. O resultado afunda o Peixe na vice-lanterna e faz a pressão crescer ainda mais.
O Alvinegro Praiano chegou a quatro jogos sem vencer na temporada (três pela liga e um pela Copa do Brasil). O time amarga a 19ª colocação, com apenas quatro pontos, três a menos que o Fortaleza, primeiro fora do Z4.
O Santos volta a campo na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 20 horas (de Brasília), contra o Ceará, em casa, pela oitava rodada da Série A.
En vivo