Esporte News Mundo
·13 de julio de 2025
Análise: Botafogo inicia era Davide Ancelotti com vitória convincente sobre o Vaso

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 de julio de 2025
— Continua depois da publicidade —
Davide Ancelotti teve uma estreia memorável no comando do Botafogo. Mesmo não regularizado, o técnico assistiu ao clássico da amizade no banco e viu sua equipe vencer o Vasco por 2 a 0. Apesar de ainda ter muita coisa para acontecer, o Alvinegro teve uma atuação acima da média e venceu com méritos.
É impossível cravar qualquer tipo de mudanças após apenas uma partida, mas o atual campeão brasileiro teve um time mais alto que seu rival e fez pressão quase na grande área. Além disso, soube se defender bem e não concedeu grandes oportunidades ao Cruz-Maltino.
A principal mudança para o Clássico da Amizade foi o fim do esquema com três volantes para a entrada de Montoro. Isso fez a equipe ficar mais solta em campo no esquema 4-2-3-1.
Publicidade
Davide Ancelotti acompanhando o jogo do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Ambas as equipes tiveram pouca criatividade na primeira etapa. O Botafogo atacava mais pelo lado esquerdo, com Vitinho conseguindo aparecer nas costas de Lucas Piton em cruzamento.
O Alvinegro criou as melhores oportunidades, vendo Léo Jardim fazer grande defesa para evitar que Arthur Cabral abrisse o marcador. Por outro lado, a equipe agora comandada por Davide Ancelotti teve um pênalti anulado após a arbitragem ver falta de Artur em Nuno Moreira, antes do lance.
O Alvinegro voltou mais ativo para a etapa final e conseguia fazer uma boa pressão na saída de bola. O atual campeão da Libertadores veio a abrir o placar no começo, depois de Kaio Fernando deixar a primeira linha após desarmar Rayan e puxar uma jogada acelerada, que acabou no gol de Arthur Cabral.
Após abrir o placar, o Botafogo soube marcar bem no meio de campo e, por conta disso, anulou Coutinho e Tchê-Tchê, e isso resultou que Nuno Moreira não recebesse bolas em posições de chute. Com isso, não sofreu tanta pressão de seu rival e, por outro lado, soube usar dos contra-ataques e transições.
Com Montoro, um dos destaques, sendo um “ponta criador”, o Alvinegro dominou o jogo e o placar magro parecia injusto. Após Arthur Cabral cansar, Davide optou por colocar Nathan Fernandes em campo e sua velocidade deixou o time mais agudo e confortável em campo.
Nathan Fernandes comemorando o segundo gol ao lado de Correa (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Com isso, sua equipe teve facilidade ao atacar o Vasco, e logo de cara, viu o camisa 16 sair na cara do gol, driblar Léo Jardim, mas acabou perdendo o gol e o impedimento havia sido marcado. No entanto, logo na sequência, Nathan aproveitou uma bela troca de passes para ampliar e dar números finais à partida.
Após a vitória no clássico da amizade, o Botafogo terá pouco tempo de descanso e voltará a campo na próxima quarta-feira (16), quando vai receber o Vitória, no Nilton Santos, às 21h30 (horário de Brasília).