Adeptos do Sporting tentam travar medidas de Carlos Moedas: "Decisão inqualificável" | OneFootball

Adeptos do Sporting tentam travar medidas de Carlos Moedas: "Decisão inqualificável" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·17 de mayo de 2025

Adeptos do Sporting tentam travar medidas de Carlos Moedas: "Decisão inqualificável"

Imagen del artículo:Adeptos do Sporting tentam travar medidas de Carlos Moedas: "Decisão inqualificável"

A obrigação do encerramento de vários estabelecimentos comerciais nas imediações de Alvalade tem sido um dos assuntos mais quentes do futebol português. Um grupo de adeptos do Sporting escreveram uma carta aberta, endereçada ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, onde pedem o anulamento das medidas, que consideram "desastrosas".

Depois de manifestar "indignação", começaram por explicar: "Esta medida, tomada de forma precipitada e sem qualquer consideração pelos impactos reais, revela uma incompreensível falta de visão estratégica e um desrespeito flagrante pelos cidadãos, comerciantes e adeptos que fazem parte integrante da vida da cidade".


OneFootball Videos


O grupo, onde constam nomes como Nuno Mourão ou Rodrigo Roquette, destacou depois o "dia histórico" para Lisboa, algo que não está a ser levado em conta pelo governo: "A decisão tomada não só é profundamente lesiva dos interesses económicos dos comerciantes locais — que contavam com este dia para compensar meses de dificuldades — como constitui um erro crasso em matéria de segurança pública, revelando um desconhecimento alarmante das melhores práticas internacionais".

Explicam como estas medidas podem ser negativas para a segurança pública, antes de as lamentarem, de novo: "É absolutamente incompreensível que, em pleno século XXI, as autoridades lisboetas optem por uma abordagem tão retrógrada, quando todas as evidências científicas e experiências internacionais apontam noutra direção".

Por último, explicam como as indicações da UEFA e de outros organismo apontam para soluções diferentes, tal como já aconteceu noutras cidades europeias. Rematam, com o seguinte: "Esta decisão, para além de revelar uma preocupante falta de conhecimento técnico, transmite uma mensagem devastadora: a de que os cidadãos não são bem-vindos à sua própria cidade num dos dias mais significativos do calendário desportivo e social. É uma mensagem de medo, de desconfiança, de incapacidade governativa", escreveu o grupo de adeptos do Sporting, para leitura de Carlos Moedas.

Ver detalles de la publicación