A revolta dos torcedores contra Villarreal x Barcelona em Miami | OneFootball

A revolta dos torcedores contra Villarreal x Barcelona em Miami | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: SportsEye

SportsEye

·11 de agosto de 2025

A revolta dos torcedores contra Villarreal x Barcelona em Miami

Imagen del artículo:A revolta dos torcedores contra Villarreal x Barcelona em Miami

O anúncio oficial do processamento dos trâmites para a realização de Villarreal x Barcelona em Miami, no próximo dia 21 de dezembro, acendeu uma reação imediata entre torcidas organizadas e entidades de defesa do torcedor na Espanha. Segundo o Mundo Deportivo, colectivos como Villarreal Fans, Seguiment FCB (grupo de sócios do Barcelona) e a FASFE (Federação de Associações de Torcedores da Espanha) divulgaram um comunicado conjunto em que expressam “absoluta, total e firme oposição” à transferência do jogo da 17ª rodada de LaLiga para fora do país.

O texto, divulgado após a decisão da Diretoria da RFEF de iniciar os pedidos de permissão junto a entidades como UEFA, CONCACAF e Federação dos EUA, classifica a medida como uma “aberração” que destrói a essência da competição e desconsidera seu principal alicerce: o público local. “O futebol é, antes de tudo, um acontecimento social e cultural, muito antes de ser um ramo da indústria do entretenimento. Tirá-lo de sua comunidade é algo que não podemos aceitar”, diz o comunicado. As entidades também criticam a deslocalização do evento espanhol por enfraquecer a integridade esportiva, ferir direitos dos sócios que compraram carnês para assistir todas as partidas em seu estádio e contrariar recomendações do Parlamento Europeu contrárias à realização de jogos domésticos no exterior.


OneFootball Videos


Os protestos não se limitam ao posicionamento público. Segundo o mesmo comunicado, Villarreal Fans, Seguiment FCB e FASFE se preparam para acionar formalmente a RFEF, exigindo a revogação da autorização para a partida em Miami, e o Conselho Superior de Esportes (CSD), pedindo que intervenha para impedir a operação. “Se o projeto continuar, adotaremos as medidas judiciais cabíveis para barrar este ataque ao nosso futebol”, concluem.

Em paralelo, como já noticiado pelo próprio Mundo Deportivo, a movimentação do Barcelona e do Villarreal responde, em boa parte, a motivações comerciais. Com expectativa de receita extra para ambos clubes — o Barça deve receber cerca de 4 milhões de euros, com despesas logísticas subsidiadas pela LaLiga —, a opção por Miami navega entre a busca de novos mercados e a resistência de torcedores e atletas, que cobram transparência, debate e respeito a contratos e direitos históricos.

O debate sobre a internacionalização de partidas da liga espanhola promete se acirrar ainda mais nas próximas semanas, à medida que processos administrativos avancem e órgãos nacionais e internacionais de futebol se posicionem quanto à viabilidade do duelo em solo norte-americano. Por ora, as principais vozes das arquibancadas deixam clara sua discordância e anunciam disposição para prolongar a disputa também no campo jurídico.

Fontes: Mundo Deportivo.

Photo by Judit Cartiel/Getty Images

Ver detalles de la publicación