A homenagem de Sougou a Jorge Costa: «Era como um pai» | OneFootball

A homenagem de Sougou a Jorge Costa: «Era como um pai» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·5 de agosto de 2025

A homenagem de Sougou a Jorge Costa: «Era como um pai»

Imagen del artículo:A homenagem de Sougou a Jorge Costa: «Era como um pai»

Era como um irmão, um pai, era tudo o que eu precisava... Não encontro palavras certas para defini-lo.

Herói da nação azul e branca, o desaparecimento precoce de Jorge Costa tem marcado a atualidade do país ao longo desta terça-feira. Central de eleição do FC Porto nos anos 90 e viragem do século, não só dentro das quatro linhas O Bicho deixou a sua marca.

Dono de uma carreira de quase 20 anos como treinador, o ex-técnico de SC Braga, Académica, Cluj e muitos outros emblemas levou a sua experiência, caráter e sabedoria para os bancos das equipas que orientou. Com estes ingredientes e escolhas de vida, muitos jogadores influenciou, sendo um deles Sougou.


OneFootball Videos


«É um dia triste para a família e para todos nós»

Internacional senegalês com uma sólida passagem pela I Liga portuguesa, o extremo, agora com 40 anos, foi o autor da declaração inicial deste artigo a que deu corpo, numa espécie de homenagem que aceitou fazer com o zerozero, tendo em conta que foi o jogador mais vezes orientado pela antiga glória.

«É uma pessoa que marcou a minha vida, não é só por causa do futebol. Por isso, hoje, é um dia triste para a família dele e para nós todos. Estive em três clubes com ele [Académica, Cluj e Mumbay City]», declarou Sougou nas primeiras e saudosas palavras sobre o antigo mister e amigo.

«Foi amor à primeira vista! Quando nos encontrámos na primeira vez que ele foi meu treinador, foi amor à primeira vista. Na Académica, em Coimbra, mantive sempre uma grande conexão com ele. Ajudou-me bastante, dentro e fora do campo», contextualizou à medida que as lembranças surgiam.

«Ainda na semana passada liguei-lhe»

Dono de uma carreira com passagens pelo futebol romeno, francês, inglês e indiano, além do português, Sougou revelou que uma das palavras mais fundamentais para a carreira que construiu foi-lhe transmitida por Jorge Costa.

«Ensinou-me muita coisa. A palavra "ganhar" aprendi com ele! Quando jogava, era para ganhar, fora do campo, era um irmão, um pai, era tudo o que eu precisava... Não encontro as palavras certas para defini-lo», confessou ainda.

«Nunca fiquei mais de dois, três meses sem falar com ele. Quando fazia anos, ele ligava-me... É uma pessoa que fazia parte da minha vida e da minha família. Ainda a semana passada, ao chegar a Portugal, liguei-lhe e estivemos a aliviar as saudades», acrescentou o antigo extremo.

«Sei que as pessoas que o conheciam vão falar o mesmo, mas tive a sorte de estar com ele o máximo de tempo possível enquanto jogador», confessou, antes de terminar com uma memória bem elucidativa do apreço de Jorge Costa pelas qualidades futebolísticas e humanas de Sougou.

«Quando ele foi para o Mumbai City, disseram-lhe que tinha cinco jogadores estrangeiros para escolher... Eu e o Paulo Machado fomos os primeiros que ele foi buscar!», finalizou.

Ver detalles de la publicación