Manchester City F.C.
·12 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·12 de diciembre de 2024
No próximo domingo (15), o Manchester City recebe o rival United no Etihad, pela 16ª rodada da Premier League 2024/25. Relembramos um pouco da história do Derby de Manchester e jogos marcantes no passado recente.
O duelo entre Manchester City e Manchester United, conhecido mundo afora como o Derby de Manchester, é um dos clássicos mais intensos e históricos do futebol mundial. A rivalidade entre os dois clubes tem mais de 130 anos de história e fatos marcantes.
Antes de virar o Manchester City, também fomos chamado de St. Mark's entre 1880 e 1887 e Ardwick entre 1887 e 1894. O primeiro confronto oficial entre City e United ocorreu em 03/11/1894, vencido por 5 a 2 pelo Manchester United, em Hyde Road. No total, são 193 jogos até aqui entre os rivais, com 61 vitórias dos Blues, 54 empates e 78 derrotas. São 273 gols anotados pelo City e 271 pelo United, mostrando grande equilíbrio.
É fato que principalmente no começo dos anos 2000 havia um grande domínio do United no futebol inglês, sob o comando de Sir Alex Ferguson, que venceu 13 Premier Leagues com a equipe de Old Trafford.
Porém, a rivalidade ganha novos capítulos a partir de 2008, quando o City passa a disputar de igual para igual com o United, conquistando títulos e mudando o equilíbrio de forças em Manchester.
2011: O City vence o United por 6 a 1 em Old Trafford, um marco que simbolizou a ascensão do clube ao topo do futebol inglês.
2012: O gol de Sergio Agüero contra o Queens Park Rangers garante o título da Premier League ao City, rompendo anos de hegemonia do United.
City 6 x 3 United: Premier League 2022/23
Hat-trick de Erling Haaland e também de Phil Foden. O Manchester City começou com intensidade máxima, sufocando o United desde o apito inicial. Os gols não demoraram a sair:
No segundo tempo, o United até tentou reagir, com gol de Antony, mas Haaland e Foden anotaram mais um gol cada para aumentar o placar para 6 a 1. No fim, o United ainda marcou dois gols, mas não impediu a vitória que consolidou o City como um dos favoritos ao título da Premier League 2022/23.
A final da FA Cup 2022/23, disputada em 3 de junho de 2023, no histórico Wembley Stadium, colocou frente a frente pela primeira vez em uma final de Copa da Inglaterra os dois rivais de Manchester em um jogo emocionante. O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, venceu o Manchester United por 2 a 1, com dois gols de Gundogan (um com 13s de partida), garantindo o seu 7º título da competição e dando mais um passo rumo à tríplice coroa naquela temporada.
O clássico entre Manchester United e Manchester City pela Premier League 2023/24, realizado em 29 de outubro no Old Trafford, terminou com uma vitória convincente do City por 3 a 0.
O destaque da partida foi Erling Haaland, que marcou dois gols e ainda deu uma assistência para Phil Foden fechar o placar. O City dominou amplamente o jogo, com maior posse de bola e controle das ações ofensivas, enquanto o United teve dificuldades para criar chances claras. O primeiro gol veio ainda no primeiro tempo, com Haaland convertendo um pênalti. No início do segundo tempo, ele ampliou de cabeça após cruzamento de Bernardo Silva. A terceira bola na rede ocorreu em um ataque rápido, finalizado por Foden após passe preciso de Haaland já na pequena área.
O Manchester City venceu o Manchester United por 3 a 1, de virada, no Etihad Stadium, na reta final da Premier League 2023/24. Marcus Rashford abriu o placar para o United aos 8 minutos com um chute de longa distância. O City respondeu ainda no primeiro tempo com um golaço de Phil Foden, que empatou a partida com um chute também de fora da área.
No segundo tempo, o City dominou as ações. Foden marcou novamente aos 80 minutos, após assistência de Julián Álvarez, colocando os Blues à frente. Já nos acréscimos, Erling Haaland, que havia desperdiçado uma chance incrível no primeiro tempo, fechou a conta ao mandar para a rede após passe de Rodri.