115 anos do Corinthians: clube tenta se reerguer no futebol, busca paz política e sonha com dias melhores | OneFootball

115 anos do Corinthians: clube tenta se reerguer no futebol, busca paz política e sonha com dias melhores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·1 de septiembre de 2025

115 anos do Corinthians: clube tenta se reerguer no futebol, busca paz política e sonha com dias melhores

Imagen del artículo:115 anos do Corinthians: clube tenta se reerguer no futebol, busca paz política e sonha com dias melhores

Amado (e odiado) por muitos, o Sport Club Corinthians Paulista completa 115 anos nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025. Apesar de não ter dado uma vitória no Derby do último domingo como presente para seus torcedores, o Corinthians faz aniversário tentando se reerguer no cenário do futebol nacional.

O Corinthians deu algumas demonstrações de força nesta temporada. Em março deste ano, ainda sob o comando de Ramón Díaz, ganhou o título do Paulista em cima do rival Palmeiras e encerrou um jejum de seis anos sem conquistar taças, levando a Fiel Torcida ao delírio.


OneFootball Videos


Já na Copa do Brasil, está mais vivo do que nunca e em vantagem nas quartas de final. Para chegar lá, o Timão eliminou ninguém mais ninguém menos que o próprio Palmeiras. O Alvinegro de Dorival Jr. foi dominante sobre o rival e conquistou a classificação com 3 a 0 no placar agregado. Mais que o resultado, o desempenho foi superior.

O time, contudo, ainda peca na regularidade. Antes mesmo da final do Paulista, o Corinthians amargou mais uma eliminação na fase preliminar da Libertadores. A equipe corintiana sofreu nas mãos do Barcelona de Guayaquil e deu adeus ao sonho do título continental, que parece cada vez mais distante no momento atual.

Na Copa Sul-Americana, o mesmo roteiro. O Timão não conseguiu engrenar e fez uma péssima campanha na fase de grupos. Com isso, sequer se classificou aos playoffs da competição. Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro, a briga do clube é, mais uma vez, contra o rebaixamento.

A oscilação, desta forma, é muito presente no dia a dia do Corinthians. Para além disso, o clube registra um endividamento de R$ 2,4 bilhões, o que certamente não é fácil de lidar. Todos sabem dos problemas financeiros do Timão. Ainda assim, a equipe tem encontrado formas de sobrevivência, ainda que a política do clube tenha ‘respirado por aparelhos’ em diversos momentos do ano.

Clube busca paz política

O Corinthians passou por um caos político muito grande no seu 115º ano de história. Eleito em 2024, Augusto Melo se tornou réu no caso VaideBet, um ano e meio depois, pelos crimes de lavagem de dinheiro, furto qualificado e associação criminosa. Em agosto deste ano, ele foi definitivamente destituído do cargo.

Augusto, porém, não aceitou a derrota e, junto de seus aliados, chegou a protagonizar um dos episódios mais tristes do Parque São Jorge. Em 31 de maio, o presidente impeachado invadiu a sala da presidência e tentou reassumir o poder por meio de um ofício, mas o documento não foi reconhecido por Osmar Stabile, até então mandatário interino do Corinthians.

Para além disso, Augusto Melo e seus aliados também chegaram a entrar com diversas ações na Justiça. Algumas pediam a suspensão do processo no caso VaideBet, enquanto outros requerimentos tentavam derrubar o impeachment do mandatário, afastado inicialmente pelo Conselho Deliberativo e, posteriormente, pelos sócios.

Imagen del artículo:115 anos do Corinthians: clube tenta se reerguer no futebol, busca paz política e sonha com dias melhores

Presidente Osmar Stabile, à esquerda, e Fabinho Soldado, executivo de futebol do clube (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Augusto, assim, foi definitivamente impeachado do Corinthians no dia 9 de agosto de 2025. Rapidamente, novas eleições indiretas foram agendadas. No último dia 25, Osmar Stabile foi eleito pelos conselheiros do Timão para um mandato-tampão, até o final de 2026, quando se encerraria a gestão de Augusto.

Agora com um presidente eleito e bastidores aparentemente mais tranquilos, o Corinthians busca paz política para fazer todos os setores prosperarem. Com um ambiente menos conturbado, fica a expectativa para que o clube possa viver dias melhores num futuro próximo.

Base se recuperando

A base do Corinthians também está no aguardo de dias melhores. Durante a gestão Augusto Melo, o Timão contratou mais de 80 jogadores para as categorias de base. A contratação de reforços que pouco agregaram às equipes jovens rendeu muitas críticas ao agora ex-presidente.

A nova diretoria, neste sentido, está trabalhando para melhorar a situação das categorias de base do clube. A administração de Stabile está revisando todos os contratos assinados durante o mandato de Augusto Melo e prepara uma longa lista de dispensas. O atual mandatário trabalha em conjunto com a diretoria competente para se desfazer de alguns jogadores e enxugar a folha.

Liderada por Carlos Roberto Auricchio, conhecido como ‘Nenê do Posto’, e pelo executivo Alex Brasil, a diretoria de base tem se reunido com as comissões técnicas de todas as categorias, do sub-7 ao sub-20, para avaliar cada atleta e decidir quais deles têm e quais não têm potencial para defender o Corinthians. Aqueles que receberem um diagnóstico negativo devem ser liberados.

Feminino segue em alta

Um dos departamentos de melhor funcionamento no Corinthians, o futebol feminino segue em alta, apesar da diretoria anterior ter atrasado o pagamento de valores referentes à premiação pela conquista da Libertadores de 2024. No último domingo, inclusive, as Brabas garantiram vaga na final do Brasileiro pela nona vez.

O time também ganhou algumas peças novas que vieram para jogar bola. Agora, o Timão vai atrás do seu sétimo título. Além disso, o time já está garantido na próxima edição da Libertadores feminina, que será em 2026. O sucesso das Brabas, assim, é algo que o Corinthians pode se orgulhar e tem de manter funcionando.

O time feminino do Corinthians perdeu a Supercopa no início do ano, mas se recuperou e está na decisão do Campeonato Brasileiro. O Timão ainda está nas oitavas de final da Copa do Brasil e disputará não só a Libertadores, mas também o mata-mata do Paulista nessa reta final de temporada.

Próximos jogos do Corinthians

  1. Corinthians x Athletico-PR (jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil)
  2. Data e horário: 10/09 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  • Fluminense x Corinthians (23ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  • Data e horário: 13/09 (sábado), às 21h (de Brasília)
  • Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Ver detalles de la publicación