
Central do Timão
·2 September 2025
Zagueiro revelado na base do Corinthians volta a atuar pelo clube após pouco mais de um mês

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·2 September 2025
No início da noite do último domingo, 31 de agosto, o Corinthians recebeu o Palmeiras, na Neo Química Arena, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 e empatou pelo placar de 1 x 1. O lateral Joaquim Píquerez (contra) foi quem marcou o gol corinthiano. Com o resultado, o Alvinegro estagnou na 12ª posição com 26 pontos (seis vitórias, oito empates e oito derrotas).
O Derby ficou marcado pelo retorno do zagueiro João Pedro Tchoca aos gramados. O defensor de 21 anos não atuava com a camisa corinthiana desde o último dia 26 de julho, quando o Alvinegro empatou por 1 x 1 com o Botafogo, fora de casa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
No clássico de ontem, João Pedro Tchoca foi acionado pelo técnico Dorival Júnior aos 15 minutos da segunda etapa, quando entrou no lugar do volante Raniele, que deixou o gramado com dores musculares. Antes de voltar a atuar, ficou no banco de reservas – e não foi acionado – nas partidas contra Palmeiras (duas na Copa do Brasil – oitavas – e uma no Brasileirão), Juventude (F), Bahia (C) e Vasco da Gama (F), todas essas pelo Campeonato Brasileiro, e Athletico-PR (F), pela ida das quartas da Copa do Brasil.
De acordo com o Sofascore, aplicativo de estatísticas esportivas, o camisa 47 acumulou os seguintes números ao longo dos 30 minutos que esteve em campo: quatro cortes, um desarme, 17 ações com bola, 9/11 passes certos (82%), 1/2 passes longos certos, 1/2 duelos ganhos pelo chão e 1/2 duelos ganhos aéreos. Sua nota foi de 6,7.
Nesse intervalo de pouco mais de um mês, só não esteve no banco de reservas na partida contra o Fortaleza, que terminou empatada por 1 x 1, em Itaquera, pela 18ª rodada da competição nacional. João Pedro Tchoca foi integrado ao elenco profissional do Corinthians após a conquista do Copinha 2024, diante do Cruzeiro, na Neo Química Arena.
Inicialmente, não teve tantas oportunidades e foi emprestado ao Ceará na metade de 2024, onde teve destaque, sendo um dos pilares da campanha de recuperação da equipe no acesso à elite nacional após quatro temporadas. No início de 2025, retornou ao Parque São Jorge e ganhou oportunidades com a comissão técnica de Ramón Díaz nos primeiros meses do ano.
Porém, após uma falha na partida de ida da terceira fase da Conmebol Libertadores, diante do Barcelona-EQU, fora de casa, acabou perdendo espaço e, desde então, mesmo com a troca de comissão técnica – Dorival Júnior assumiu no dia 28 de abril de 2025 – vem buscando recuperar seu espaço.
Ao todo, são 19 jogos com a camisa corinthiana, sendo 10 vitórias, oito empates e uma derrota, marcando um gol e concedendo uma assistência. Com contrato se encerrando em dezembro de 2026, fez parte do elenco campeão estadual diante do Palmeiras, na Neo Química Arena.
Veja Mais: