MundoBola Flamengo
·18 July 2025
Vitória do Flamengo Sub-20 sobre Leverkusen repercute na mídia internacional

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18 July 2025
A expressiva vitória do Flamengo Sub-20 por 5 a 1 sobre o time profissional do Bayer Leverkusen-ALE não passou despercebida na Europa. Grandes veículos da imprensa esportiva internacional repercutiram o resultado, classificando a estreia do renomado técnico holandês Erik ten Hag no comando da equipe alemã como um verdadeiro "desastre".
O jornal espanhol "Marca" usou a palavra "pesadelo" para descrever o primeiro jogo de Ten Hag. "A estreia de Erik ten Hag no comando técnico do Bayer Leverkusen foi de um sonho a um pesadelo", cravou o diário em sua matéria, apontando a atuação do time alemão como "decepcionante" em seu primeiro teste de pré-temporada.
Na mesma linha, o "Diario As", também da Espanha, não poupou críticas e manchetou a estreia do treinador como um "desastre". A publicação destacou como a ausência de Xabi Alonso, técnico que deixou o clube para assumir o Real Madrid, foi sentida, sugerindo que "a vida sem o antigo comandante não começou fácil".
Na Alemanha, o tom não foi diferente. O "Bild", principal tabloide do país, acompanhou a repercussão negativa, afirmando que o desempenho muito abaixo do esperado indica que o trabalho de Ten Hag à frente do Leverkusen será "longo e trabalhoso". A derrota para uma equipe Sub-20, mesmo que talentosa como a do Flamengo, acendeu um sinal de alerta na imprensa local.
Em campo, o que se viu foi um Flamengo avassalador desde os primeiros minutos. Comandados por uma atuação de gala de Matheus Gonçalves, os Garotos do Ninho não tomaram conhecimento do adversário. Lorran abriu o placar após grande jogada de Gonçalves. Pouco depois, Matheus infernizou a defesa alemã, forçando o zagueiro Arthur a marcar um gol contra. Ainda no primeiro tempo, o camisa 10, de cabeça, fez o terceiro. Nos acréscimos, Pedro Leão ampliou para 4 a 0.
Na segunda etapa, mesmo com um ritmo mais cadenciado, o Flamengo seguiu no controle. Gustavo, que entrou no decorrer do jogo, marcou o quinto gol rubro-negro com um toque de categoria, por cobertura.
O Bayer Leverkusen ainda tentou uma reação com a entrada de alguns de seus principais jogadores, como Grimaldo, Xhaka e Tapsoba. A equipe alemã conseguiu seu gol de honra com Culbreath, mas parou por aí. Bem postado defensivamente, o Flamengo soube administrar a enorme vantagem e garantiu uma vitória imponente e de grande repercussão por 5 a 1.