Nosso Palestra
·25 May 2025
VÍDEO | CBF divulga áudio do VAR de pênalti marcado em Arrascaeta em Palmeiras e Flamengo: ‘Impede jogador de progredir de forma imprudente’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·25 May 2025
O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0 neste domingo (25), no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota, o Verdão segue na liderança da competição nacional
Aos 21 minutos do segundo tempo, o árbitro da partida, Ramon Abatti Abel, após checagem no VAR, marcou pênalti para a equipe carioca por conta de um contato envolvendo Arrascaeta e Murilo.
A CBF divulgou o áudio do VAR comandando por Wagner Reway na noite deste domingo.
João Martins criticou com veemência a atuação do árbitro de vídeo Wagner Reway, que estava no comando do VAR, especialmente na marcação do pênalti em cima de Arrascaeta, que resultou no primeiro gol rubro-negro.
– Todas as rodadas inventam. O VAR que manda no jogo, o árbitro não toma uma decisão sem o VAR dizer que sim. Nunca vi isso. Estávamos assistindo à final da Copa de Portugal e o VAR nem interveio. A regra é simples: o árbitro marcou no campo, o VAR só tem que dizer se foi dentro ou fora. Sabíamos que, depois do primeiro pênalti, se houvesse outro, era gol – pontuou.
João ainda classificou a decisão como ‘amadorismo’ e disse que a marcação do segundo pênalti foi uma tentativa de compensação pelo lance da primeira etapa.
– O Murilo usou o corpo dele para ganhar posição, o Arrascaeta caiu olhando para trás. Eu sei que o pênalti foi marcado porque teve um no primeiro tempo. Isso se chama amadorismo. As regras são para se cumprir. E hoje foi claramente o jeitinho brasileiro. Quando falamos de amadores, não podemos exigir profissionalismo – disse.