
Manchester City F.C.
·22 March 2023
Um pouco da vida de Erling Haaland

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·22 March 2023
Que Erling Haaland é artilheiro, não é segredo para ninguém. Muitos torcedores sabem de sua conexão de pequeno com o Manchester City, já que o pai, Alfie Haaland, jogou nos Blues de 2000 a 2003. Porém, será que todos sabem mais detalhes do homem que tem 216 gols em 256 na carreira e o porquê dele escolher a seleção da Noruega, mesmo nascendo na Inglaterra? É isso que vamos contar agora.
Nosso camisa 9 nasceu no dia 21 de julho de 2000, em Leeds, na Inglaterra. À época, o pai era jogador do Leeds United. Pouco tempo depois, ele se mudaria para Manchester, para vestir a camisa do City. Em 2003, Alfie encerrou a carreira e decidiu voltar com a família para a Noruega, mais especificamente a cidade de Bryne, que fica no oeste do país.
Com apenas 05 anos, Erling já jogava no infantil do Bryne. Fez toda sua formação por lá e no dia 12 de maio de 2016 estreou no futebol profissional em uma partida da segunda divisão da Noruega contra o Ranheim. O curioso é que inicialmente o treinador da equipe principal escalava o jovem Haaland como atacante de lado. Depois de alguns jogos, a então promessa norueguesa passou a jogar como centroavante, posição que ocupa até hoje. No entanto, seu começo na segunda divisão não foi tão fácil: 19 jogos e nenhum gol, com apenas 16 anos de idade.
Em fevereiro de 2017, Haaland foi comprado pelo Molde, clube da primeira divisão da Noruega. Logo na estreia, marcou um dos gols na vitória por 3 a 2 contra o Volda TI, pela Copa da Noruega. Em dois anos no clube, marcou 14 gols em 39 jogos na primeira divisão, inclusive marcando quatro gols em 17 minutos contra o Brann, na goleada por 4 a 0 no dia 18 de julho de 2018.
Em agosto de 2018, Haaland era anunciado como novo reforço do Red Bull Salzburg, da primeira divisão da Áustria, chegando ao clube em janeiro de 2019. E sua passagem por lá foi meteórica, como um furacão. Em cerca de um ano, anotou 29 gols em 23 gols, com 17 desses em 16 partidas na primeira divisão austríaca. Deixou o RB Salzburg em dezembro de 2019, participando de dois títulos do Campeonato austríaco e uma Copa da Áustria.
Foi então que em janeiro de 2020 sua carreira deu um salto gigantesco, quando Haaland se mudou para a Alemanha para vestir a camisa do Borussia Dortmund. Em sua estreia, já mostrou do que seria capaz, saindo do banco para marcar um hat-trick em 23 minutos na vitória por 5 a 3 contra o FC Augsburg. Foi em Dortmund também que Haaland viu a chegada da pandemia da Covid-19. Apesar da escassez de títulos por lá, alcançou a incrível marca de 62 gols em 67 jogos na Bundesliga, em duas temporadas e meia.
Seu ótimo desempenho na Alemanha o trouxe para o City, no começo da temporada 2022-23. Pelos Blues, já são 42 gols: 28 na Premier League, 10 na Champions League, três na Copa da Inglaterra e um na Copa da Liga. Batendo recorde atrás de recorde, Haaland já tem seis hat-tricks com a camisa do City e recentemente marcou cinco gols nos 7 a 0 contra o RB Leipzig. Até aqui na carreira, Haaland tem 112 gols em 138 jogos em primeiras divisões nacionais, 33 gols em 25 partidas na Champions League e quatro gols em seis confrontos na Europa League.
É fato que se quisesse, Haaland poderia jogar pela Inglaterra, já que nasceu em Leeds. Talvez, uma escolha óbvia, por ser uma seleção com mais chances de títulos. No entanto, nosso camisa 9 optou por defender a Noruega, país onde passou boa parte da sua vida e terra dos pais.
Em entrevista ao portal Goal, afirmou ser uma escolha natural: “Morei tanto tempo na Noruega, então foi natural essa escolha. Sou norueguês e tenho orgulho disso”, afirmou Haaland.
Com a camisa da Noruega, já são 21 gols em 23 jogos, já perto de tornar-se o maior artilheiro da seleção, posto ainda ocupado por Jørgen Juve, com 33 gols. Com Haaland, o sonho da Noruega é conquistar uma vaga na Copa do Mundo de 2026.