MaisQueUmJogo - MQJ
·15 May 2024
Uefa impõe condições para que City e Girona joguem na mesma Champions

In partnership with
Yahoo sportsMaisQueUmJogo - MQJ
·15 May 2024
A Uefa apresentou alternativas para que Manchester City, da Inglaterra, e Girona, da Espanha, possam jogar a Champions League na próxima temporada. As equipes fazem parte do Grupo City Football (CFG) e se classificaram para a competição por causa de seus desempenhos na Premier League e La Liga, respectivamente. A informação é do jornal britânico “The Times”.
City e Girona em amistoso; equipes pertencem ao mesmo dono – Foto: Jan Kruger/Getty Images
Uma das opções impostas pela Uefa é a venda de parte das ações do Girona. O Grupo City é dono de 47% do clube espanhol e a entidade europeia entende que o controle da empresa deve diminuir para 30%. No City o controle é de 100%. A segunda solução seria transferir as ações do time catalão para um fundo cego, supervisionado por um painel indicado pela UEFA.
A participação de clubes com mesmo dono é vetada pelo artigo 5 do regulamento da Champions League, que trata de Integridade da Competição e Propriedade Multi-Clube. Nela, fica vedado que qualquer indivíduo, entidade legal ou clube de possuir ações, estar envolvido, ter poder ou controle sobre mais de um clube participante das competições da Uefa.
Mansour bin Zayed al-Nahyan, proprietário do City Football Group e dono de Manchester City e Girona (Foto: Divulgação)
Uma das principais estratégias adotadas para cumprir as regras da Uefa foi a mudança nos conselhos de administração das empresas que controlam os clubes. Isso permitiria que, mesmo pertencendo ao mesmo proprietário, as decisões fossem tomadas por equipes distintas, eliminando assim a conexão direta entre os dois clubes do grupo.
Em suma, as adequações permitiram que os clubes do Grupo City participem da mesma Champions, até porque outros clubes com os mesmos donos já jogaram a mesma competição. É o caso de Milan, da Itália, e o Toulouse, da França (pertencentes à RedBird Capital). Os clubes disputaram a Champions e a Liga Europa, respectivamente.
Além desse caso, o Brighton, da Inglaterra, e o USG, da Bélgica (propriedades de Tony Bloom) jogaram a mesma Liga Europa. O Aston Villa, da Inglaterra, e o Vitória de Guimarães, de Portugal (clubes da V Sports) jogaram a mesma Conference League.