MundoBola Flamengo
·13 August 2025
Três jogos seguidos? Flamengo já viveu isso e saiu campeão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 August 2025
Nesta quarta-feira (13), no Maracanã, o Flamengo não terá apenas o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Internacional. Na verdade, o Rubro-Negro abre uma sequência de três partidas seguidas contra o time gaúcho, algo que não é exatamente inédito na história.
O Mais Querido já precisou encarar uma trinca de compromissos contra o mesmo time antes, com um resultado em comum no final: título para a Gávea. Vale ressaltar que o levantamento não contabiliza partidas do Campeonato Carioca — apenas torneios nacionais e continentais.
A primeira vez foi na edição de 1982 do Brasileirão — e logo na final. Enfrentando o Grêmio, o Flamengo encarou o adversário três vezes seguidas, nos dias 18, 21 e 24 de abril.
O primeiro embate, em um Maracanã abarrotado por mais de 138 mil pessoas, o equilíbrio deu o tom da partida, que permaneceu 0 a 0 quase até o fim. Aos 38 do segundo tempo, Tonho Gil fez para o Grêmio.
Mas Zico, evidentemente, não deixaria a Nação voltar para casa derrotada. Aos 44, igualou a contagem e levou a decisão para o Rio Grande do Sul.
O problema é que, no Estádio Olímpico, a igualdade prevaleceu mais uma vez. Em estádio novamente cheio, com cerca de 75 mil pessoas, nenhum gol saiu em nova partida muito disputada.
Ao contrário dos dias atuais, porém, a igualdade no segundo jogo garantiu um terceiro duelo, este na casa do time de melhor campanha — o Grêmio. Assim, os dois voltaram ao Olímpico para o desempate.
E, dessa vez, finalmente houve um vencedor. Após ouvir de Zico que faria o gol do título, Nunes abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo e viu o Flamengo segurar a vitória até o fim. Bicampeonato brasileiro garantido.
Oito anos depois, a história se repetiu — e em um contexto bem mais parecido ao Flamengo x Internacional de 2025. Na ocasião, o adversário foi o Bahia, por duas competições diferentes.
Assim como este ano, o Rubro-Negro fez dois jogos por um torneio eliminatório (no caso de 1990, a Copa do Brasil) e uma partida pelo Brasileirão. No fim, teve uma vitória, um empate e uma derrota.
No encontro inicial, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo foi visitar o Bahia no Joia da Princesa, em Feira de Santana. E saiu na frente com gol de Zinho, aos 40 minutos. Luís Fernando, porém, decretou o empate aos 42 da etapa final.
A volta, realizada em Juiz de Fora, trouxe certa dose de sofrimento para a torcida rubro-negra. O gol da vitória — e da classificação — só saiu aos 36 minutos do segundo tempo, com Ailton. Cada time ainda teve um jogador expulso: pelo Bahia, Careca; pelo Flamengo, Fernando Cruz — no único jogo oficial pelo clube.
A partir daí, o Flamengo até perderia para o Bahia no Brasileirão, fora de casa, por 2 a 1. No entanto, rumaria ao título da Copa do Brasil, em roteiro que espera repetir com a Libertadores em 2025.
Antes de derrotar o Bahia, o Rubro-Negro havia eliminado Capelense (9 a 1 no agregado) e Taguatinga (3 a 1). Depois, tirou do caminho Náutico (5 a 2) e Goiás (1 a 0) para conquistar o primeiro título da Copa do Brasil — e logo na segunda edição do torneio.
De volta a 2025, o Flamengo espera repetir o roteiro de títulos que conseguiu nessas outras oportunidades. A partida contra o Internacional está marcada para as 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, enquanto o duelo de volta ocorre daqui a uma semana, em Porto Alegre. No fim de semana, as equipes se encaram no Brasileirão, também no Beira-Rio.