
Central do Timão
·24 May 2025
Torcidas organizadas do Corinthians cobram renúncia de Augusto Melo após indiciamento

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·24 May 2025
Nesta sexta-feira, 23, algumas torcidas organizadas do Corinthians se posicionaram publicamente sobre o indiciamento do presidente do clube, Augusto Melo. Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra e Estopim da Fiel divulgaram notas oficiais solicitando o afastamento imediato do mandatário.
Indiciado pela Polícia Civil de São Paulo pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro no inquérito que investiga o caso VaideBet, Augusto Melo foi duramente criticado nas declarações das organizadas. Segundo os comunicados, o afastamento do presidente é necessário para preservar a imagem do clube.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A Gaviões da Fiel foi a primeira organizada a se manifestar cobrando o afastamento de Augusto Melo. A Central do Timão publicou uma matéria destacando a posição da torcida organizada. Clique aqui para ler.
Na sequência, a Camisa 12 classificou a permanência do presidente como “insustentável” diante das graves acusações, exigindo sua renúncia imediata. A Fiel Macabra, por sua vez, afirmou que não resta alternativa ao afastamento e defendeu que o dirigente coloque os “interesses do clube acima de quaisquer vínculos com ‘parceiros'”.
Já a Estopim da Fiel alertou que a continuidade de Augusto Melo na presidência pode gerar impactos negativos tanto dentro quanto fora de campo, e também solicitou formalmente seu afastamento imediato.
Apesar da pressão das torcidas organizadas, Augusto Melo afirmou em coletiva nesta sexta-feira que não pretende renunciar ao cargo e reafirmou sua inocência. A votação do pedido de impeachment pelo Conselho Deliberativo do Corinthians está marcada para esta segunda-feira, 26.
Confira a nota divulgada pela Camisa 12:
A Fiel Torcida Jovem Camisa 12, vem a público se posicionar diante dos últimos acontecimentos envolvendo o atual presidente Augusto Melo, acontecimentos que envergonha toda a FIEL TORCIDA.O indiciamento do atual mandatário do Corinthians pela Polícia Civil do Estado, sob acusações gravíssimas, escancara um cenário de desonra e desrespeito a história centenária do nosso clube e milhões de torcedores.Dentre as acusações temos:1. Indiciamento criminal:• Augusto Melo foi indiciado pela Polícia Civil por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro, no caso da antiga patrocinadora máster, VaideBet.
2. Esquema financeiro ilícito:• Valores pagos pelo Corinthians à empresa Rede Social Media Design LTDA, de Cassundé, foram repassados a uma empresa ‘laranja’, e vinculados ao crime organizado.• O contrato concedia 7% do valor total do acordo com a VaideBet à empresa intermediária, totalizando R$ 25,2 milhões.
3. Evidências materiais e movimentações suspeitas:• Transferência de R$ 580 mil para uma empresa fantasma.• Presença de Alex Cassundé no Parque São Jorge no mesmo dia das movimentações bancárias.Sendo assim entendemos que a permanência de Augusto Melo na presidência, diante de tudo o que foi exposto pela Polícia Civil e pelo próprio Conselho Deliberativo, é insustentável.Por respeito a toda a FIEL TORCIDA e a grande história do TIME DO POVO, exigimos a renúncia imediata de Augusto Melo do cargo de Presidente do Sport Club Corinthians Paulista.FIEL TORCIDA JOVEM CAMISA 12
Confira a nota divulgada pela Fiel Macabra:
Diante do conturbado cenário político que assola o Corinthians, entendemos que não há outra alternativa senão o imediato afastamento do presidente Augusto Melo. Tal medida é necessária para que ele possa se defender, na Justiça, das graves acusações envolvendo seu nome e o de seus diretores no escândalo da Vai de Bet.
Vivemos um momento de profunda preocupação com os desdobramentos dessa situação, e é essencial que os responsáveis por assumir o clube interinamente ajam com total respeito à história do Corinthians. Esperamos que esses representantes ajam com responsabilidade e comprometimento com a instituição, colocando os interesses do clube acima de quaisquer vínculos com “parceiros”.
O Corinthians é o time do Povo e seguiremos vigilantes, atentos aos acontecimentos e firmes na defesa dos valores que construíram a grandeza da nossa história.A Diretoria.
Confira a nota divulgada pela Estopim da Fiel:
A Estopim da Fiel vem, por meio deste comunicado, manifestar-se publicamente a respeito do indiciamento do presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Augusto Melo, pela Polícia Civil.Relembramos que, em 23 de novembro de 2023 — dois dias antes das eleições do clube —, posicionamo-nos de forma clara e transparente em nossas redes sociais, afirmando que não apoiávamos nenhum dos candidatos ou chapas concorrentes. À época, entendíamos que nenhuma das opções apresentava condições adequadas para conduzir o Corinthians, já que todas estavam envolvidas em situações de crise ainda sem os devidos esclarecimentos.Naquela ocasião, deixamos claro que nossa neutralidade não significava omissão nem conivência. Pelo contrário: sempre buscamos mudanças estruturais e significativas para o Corinthians, independentemente de quem estivesse no poder.Diante dos recentes acontecimentos, entendemos que a permanência de Augusto Melo na presidência pode gerar impactos negativos para o clube, tanto dentro quanto fora de campo. Por isso, solicitamos seu afastamento imediato do cargo. Acreditamos que, para que ele possa exercer seu direito à ampla defesa com serenidade, o afastamento é o caminho mais sensato — tanto para o Corinthians, que é nosso bem maior, quanto para o próprio Augusto Melo.Com o objetivo de preservar a imagem do clube, garantir estabilidade à equipe nas competições em andamento e, acima de tudo, em respeito à Fiel Torcida, reafirmamos nosso posicionamento e solicitamos formalmente o afastamento de Augusto Melo da presidência do Sport Club Corinthians Paulista.Estopim da Fiel
Veja mais: