TOP 5 auges da carreira de Ortunho, um dos ícones que está na Calçada da Fama do Grêmio | OneFootball

TOP 5 auges da carreira de Ortunho, um dos ícones que está na Calçada da Fama do Grêmio | OneFootball

Icon: Portal do Gremista

Portal do Gremista

·5 February 2023

TOP 5 auges da carreira de Ortunho, um dos ícones que está na Calçada da Fama do Grêmio

Article image:TOP 5 auges da carreira de Ortunho, um dos ícones que está na Calçada da Fama do Grêmio

Natural de Porto Alegre, no dia 1 de outubro de 1935, Jorge Carlos Carneiro, popularmente conhecido como Ortunho, marcou seu nome na história do Grêmio. O ex-defensor, que atuava de lateral-esquerdo e também como zagueiro, é um dos ícones na Calçada da Fama do Tricolor por toda a linda trajetória construída com as cores azul, preto e branco.

1) Venda ao Vasco e títulos no RJ

Após iniciar a carreira em equipes menores de Porto Alegre e que não estão em atividade atualmente, o Nacional Atlético Clube e o Força e Luz, Ortunho foi vendido ao Vasco, onde atuou entre 1956 e 1958. No clube carioca, ele venceu o Torneio de Paris, em 1957, e duas edições do Campeonato Carioca, em 1956 e 1958.


OneFootball Videos


2) Nove títulos gaúchos no Grêmio

Foi no Grêmio, na companhia de outros nomes históricos como Foguinho e Carlos Froner, que Ortuño se tornou uma lenda. Entre 1958 e 1967, o zagueiro ajudou o Imortal a faturar nove edições do Campeonato Gaúcho, além de três troféus do Citadino de Porto Alegre.

3) Campeão sul-brasileiro

No ano de 1962, Ortunho ajudou o Grêmio a conquistar o título do Campeonato Sul-Brasileiro. A competição reuniu seis participantes, sendo os campeões e vice estaduais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além do Grêmio, disputaram o torneio: Internacional, Metropol, Marcílio Dias, Coritiba e Operário. Após a disputa de 10 rodadas, o Imortal terminou com líder invcito, com sete vitórias, três empates e mais um título no armário.

4) Troféu com a Seleção Brasileira

Em 1956, a Seleção Brasileira foi formada apenas com jogadores de Grêmio, Internacional, Renner, Floriano, Cruzeiro, Nacional, Força e Luz, Juventude, Aimoré e Pelotas para a disputa do Campeonato Pan-Americano, que foi disputado no México. O Brasil disputou cinco jogos, com quatro vitórias, com direito a um 7 a 1 diante da Costa Rica, e um empate, contra a Argentina, na última rodada.

Com a presença de Ortunho, seleção verde e amarela foi formada por:

Valdir, Sérgio, Paulinho, Oreco, Figueiró, Florindo, Airton, Ênio Rodrigues, Ortunho, Duarte, Odorico, Sarará, Jerônimo, Ênio Andrade, Milton, Luizinho, Hercílio, Bodinho, Larry, Juarez, Chinesinho, Raul Klein.

5) Homenagem na Calçada da Fama do Grêmio

Em 1996, logo na primeira escolha de membros para a recém-fundada Calçada da Fama do Grêmio, Ortunho ganhou espaço e foi homenageado, eternizando de vez seu nome na história gremista.

View publisher imprint