AVANTE MEU TRICOLOR
·17 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·17 January 2025
Tricolor erguei a taça do tradicional torneio na edição de 2024 pela 6ª vez (Foto: Nilton Fukuda/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
O São Paulo se juntou a mais 12 clubes do Brasil contra o Corinthians para abandonar a disputa da tradicional Copa Votorantim sub-15, que vai para sua 29ª edição.
O Tricolor é hexacampeão da competição de base, e inclusive conquistou a taça em sua última edição, em 2024, ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 para ficar levar o título para Cotia.
A organização do torneio anunciou através de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17) as mudanças emergências na Copa Votorantim.
O grande motivo para esta rebelião das equipes participantes foi o Corinthians, que teria aliciado um jovem de 14 anos do rival Palmeiras.
O clube de Itaquera foi excluído do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB), apesar de negar que tivesse aliciado o jogador adversário.
São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza, Ferroviária, Guarani, Bahia e Novorizontino abandonaram a competição, que tem início já nesta sexta-feira (17).
A Copinha teria a participação de 16 times, mas agora o número reduziu para 12, com três grupos, em vez de quatro.Os únicos que permaneceram da lista inicial são Corinthians, Votoraty e Seleção de Votorantim. Os nove novos clubes do torneio são: Lemense, Paulínia, Aster-SP, União São João, Prata da Casa-SP, Noroeste, Inter de Limeira, Rio Branco-SP e São Bento.
A nova tabela da Copa Votorantim já foi divulgada
Para não perderem as viagem e datas,o São Paulo se uniu a outros cinco clubes para organizarem a Copa SP-Nordeste, uma competição amistosa, só para as equipes não perderem o calendário no período.
O prefeito de Votorantim, Weber Manga, falou brevemente sobre as mudanças e lamentou a falta de acordo e manifestação dos clubes.
“Infelizmente, a Prefeitura de Votorantim foi obrigada a alterar a formação dos grupos e a tabela de jogos nas vésperas da estreia da competição. O motivo foi que, por questões alheias à organização e ao regulamento da Copa de Votorantim, 13 equipes resolveram desistir de participar da edição de 2025, em sua inconformidade com o movimento dos clubes formadores do futebol brasileiro”.
“Sobre essa decisão, ressalto alguns pontos.Não houve manifestação formalmente dirigida à Prefeitura, tanto do movimento quanto dos clubes, sobre a decisão de não participarem da edição de 2025 da Copinha. Não é de competência da Prefeitura Municipal de Votorantim banir qualquer clube. Pois não houve por parte das equipes qualquer irregularidade no processo de inscrição”.
“As manifestações dos clubes são inerentes às questões técnicas, portanto não dizem respeito à organização.Como não houve entendimento entre os clubes envolvidos, a prefeitura de Votorantim manteve válido o regulamento da competição. Nesse caso, as equipes que decidiram não continuar por vontade própria foram substituídas”, declarou Manga em entrevista coletiva.