«Tens alguma ideia?»: como Grosskreutz acabou a «servir» comida em Dortmund | OneFootball

«Tens alguma ideia?»: como Grosskreutz acabou a «servir» comida em Dortmund | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·24 June 2024

«Tens alguma ideia?»: como Grosskreutz acabou a «servir» comida em Dortmund

Article image:«Tens alguma ideia?»: como Grosskreutz acabou a «servir» comida em Dortmund

«O Kevin não é o tipo de jogador que se limita a ler aquilo que lhe põem à frente.»

Frontal e frágil, disruptivo e polémico, talentoso e vencedor. Se a carreira de Kevin Grosskreutz tivesse de ser resumida em poucas palavras, talvez a escolha não andasse muito longe destes seis adjetivos. Lenda do Borussia Dortmund, o antigo internacional alemão granjeou esse estatuto junto dos adeptos através das exibições em campo, mas sobretudo pela proximidade humana que o caracteriza. É um filho da cidade e do clube e, como tal, comportou-se sempre como um entre milhares de iguais.


OneFootball Videos


Retirado do futebol profissional desde janeiro de 2021, Grosskreutz manteve-se em atividade nos escalões amadores até ao final da temporada passada. Depois de dois títulos de campeão alemão, uma Taça da Alemanha e a presença no Mundial 2014 – onde não jogou, mas foi campeão do Mundo -, a vida do antigo defesa/médio, de 35 anos, tem conhecido novos capítulos fora do planeta do futebol.

Um desses capítulos nasceu em 2015, com Grosskreutz ainda em atividade enquanto jogador, quando fez uma pergunta ao amigo Christopher Reinecke: «Tens alguma ideia para um projeto que possamos fazer juntos? Qualquer coisa, não interessa.» Foi assim que o «menino» de Dortmund começou a aventura pelo mundo da gastronomia, acompanhado por Reinecke, gastrónomo de profissão e adepto indefetível do Borussia Dortmund.

Um, dois, três!

Um ano depois, em 2016, os dois amigos e, agora, sócios, abriram o restaurante “Mit Schmackes”, em Dortmund, e em 2022 e 2023 seguiram-se mais dois projetos: o “Westfalenschenke” e o “Ice Cream United”, este último em parceria com Lukas Podolski, outra das grandes figuras do futebol alemão neste século. A história de Grosskreutz e a ligação à cidade é contada ao zerozero pelo homem que tem acompanhado o ex-jogador nestes negócios, Christopher Reinecke.

«Eu e o Kevin já nos conhecemos há alguns anos, mas de forma mais chegada desde 2013. Os primeiros contactos deram-se através dos grupos de adeptos do Borussia Dortmund, uma vez que eu era - e ainda sou, de certa forma - um elemento bastante ativo e enraizado nesse meio. E o Kevin sempre foi alguém muito próximo dos adeptos, especialmente dos grupos organizados, e foi assim que nos conhecemos e que desenvolvemos uma grande amizade», começa por contar Reinecke ao zerozero.

Dos contactos iniciais ao primeiro projeto em conjunto passaram alguns anos. E quando Grosskreutz perguntou se tinha alguma ideia, Reinecke só podia dar uma resposta: «Respondi-lhe que a única coisa, entre aspas, que eu sabia fazer era na área da gastronomia. Teria sido parvo dizer outra coisa», lembra. «Começámos a delinear planos, a refletir sobre possíveis soluções e a ideia inicial era abrir uma rouloutte ou algo mais pequeno. Mas as coisas acabaram por evoluir, o local onde estamos agora ficou disponível e a coisa aconteceu.»

O local é o “Mit Schmackes”, o restaurante que desde então se tornou um local central e obrigatório para amantes do futebol e da cozinha. «É maior do que aquilo que tínhamos imaginado inicialmente, mas felizmente transformou-se num enorme sucesso. Temos à volta de 170 lugares e um staff de 40 pessoas, que já é insuficiente», diz Reinecke, que elogia o papel e o comportamento de Grosskreutz em toda a dinâmica do negócio.

«Está regularmente presente no local, ajuda onde pode, e, claro, conversamos sobre ideias e sobre como fazer evoluir o negócio. Não é, de todo, “desligado”, mas também não é o tipo de dono que diz disparates e que insiste neles só por ser quem é», sublinha o gastrónomo. «Ele confia em mim e na nossa equipa no que toca aos assuntos gastronómicos, até porque sem os nossos funcionários e a nossa equipa nada seria possível; se assim não fosse, o Kevin podia pendurar dois equipamentos no estabelecimento que não valeria de nada.»

«Tem o coração muito perto da boca»

Do jogador para o empresário e de ambos para o homem – a figura central do “personagem” Kevin Grosskreutz. Dado a opiniões fortes e, não raras vezes, controversas, o antigo jogador do Borussia Dortmund foi sempre um elemento “à margem” do protótipo de profissional do século XXI.

«Não, não é igual a muitos outros. Não é aquele jogador que se limita a ler aquilo que lhe põem à frente. Na Alemanha, por vezes, lamentamos a falta de "personalidades fortes" e o Kevin é uma dessas personalidades. Se depois gostamos ou não é outra questão», diz Reinecke ao zerozero sobre o amigo e sócio.

Para ajudar na caracterização de Grosskreutz, Reinecke dá outros exemplos: «É uma figura como o Lothar Matthäus, o Steffan Effenberg, o Mario Basler, Ansgar Brinkmann... eram personalidades verdadeiramente fortes e vincadas e há muita gente que gosta disso e que celebra figuras como essas. No caso do Kevin, ele tem o coração muito perto da boca; e que isso nem sempre foi inteligente ninguém precisa de lhe dizer, porque ele sabe.»

Um traço de personalidade que ao longo da carreira valeu a Kevin Grosskreutz um ou outro dissabor e, quem sabem, lhe fechou uma ou outra porta que o podia ter catapultado para um patamar ainda maior. «Mas ele é assim e, claro, teve a sua quota parte de escândalos, chamemos-lhe assim, e cometeu os seus erros; mas quem é que não os comete? Eu já os cometi, mas no meu caso há muito menos gente interessada do que no caso dele», atira Christopher Reinecke.

Na cozinha, pelo menos, o "Mit Schmackes" não comete erros. O zerozero aproveitou a visita ao local para provar o tradicional "Ruhrpott Schnitzel" e a avaliação foi extremamente positiva. Durante o Campeonato da Europa, os fãs - de futebol ou de culinária - vão ser brindados com pratos "criativos", como por exemplo o "Bom dia Schnitzel", em honra à seleção portuguesa.

View publisher imprint