Zerozero
·10 October 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 October 2024
Desafiam recordes e dão a sensação de serem imbatíveis, mas as atletas do Barcelona, de quando em vez, fazem-nos lembrar que também são mortais e também têm fraquezas. Aliás, o mérito a quem é devido: o Manchester City fez-nos lembrar disso. Esta quarta-feira, as citizens impuseram-se perante as campeãs da Europa, venceram por 2-0 e arrancaram a fase de grupos da Liga dos Campeões da melhor forma possível.
O feito conseguido pela equipa inglesa não é propriamente usual e poucas equipas se podem gabar de vencer as catalãs nos dias que correm. Por isso mesmo, caro leitor, fazemos o que melhor sabemos: recorremos aos números da nossa vasta base de dados para lhe comprovar isso mesmo e para trazer a esta vitória britânica os contornos épicos que a mesma merece.
Ao sexto jogo em 2024/25, o FC Barcelona perdeu pela primeira vez. Impressionante é que esta é apenas a segunda derrota da equipa blaugrana nas últimas 55 (!) partidas. Ou seja, desde maio de 2023, quando perdeu na última jornada da Liga F - já tinha o campeonato ganho - frente ao Madrid CFF, o emblema da Cidade Condal jogou 55 encontros entre as várias competições oficiais e perdeu apenas dois. Apenas um nos 48 duelos que compuseram o calendário da temporada 2023/24.
Qual é o dado ainda mais especial nisto tudo? É que só equipas inglesas lograram vencer as espanholas nesses últimos 55 encontros. Primeiro o Chelsea, em abril deste ano, na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões (o Barça viria a dar a volta ao texto na segunda mão), e agora o Manchester City.
Se uma equipa perde tão poucas vezes como o FC Barcelona, é natural que em grande parte dos jogos as catalãs façam golos, muitas vezes em doses até exageradas. Por isso, o encontro em Manchester trouxe mais um dado histórico - pela negativa, no caso - para as campeãs europeias: é a primeira vez que ficam em branco num duelo da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Atenção: as espanholas já ficaram sem marcar golos em jogos da Champions em várias ocasiões, só que nunca quando o duelo correspondia à fase de grupos da prova. Mais uma prova do quão gigantesca foi a vitória alcançada pelo Manchester City na noite desta quarta-feira, na qual Kika Nazareth jogou pela primeira vez na maior competição europeia de clubes com a camisola blaugrana.