Zerozero
·16 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·16 November 2024
Duas jornadas, duas vitórias e apuramento selado. Após o expressivo triunfo diante do Liechtenstein (10-0), a seleção portuguesa de Sub-17 aplicou uma goleada caseira (5-1) diante da congénere da Finlândia, este sábado, e garantiu a passagem à Ronda de Elite, que representa a última fase de qualificação para o Campeonato Europeu do escalão.
Os pupilos de Bino Maçães entraram a todo o gás na partida e inauguraram cedo o marcador, à passagem do sexto minuto de jogo. Gronlund conseguiu desviar o remate de Gil Neves, numa primeira instância, mas Bernardo Lima apareceu em posição oportuna e abriu as hostilidades com um cabeceamento certeiro.
A seleção finlandesa correu atrás do prejuízo e atingiu a igualdade no encontro, através de um remate certeiro de Niilo Siren (20'), indefensável para Romário Cunha. Apesar do contratempo, o conjunto das quinas retomou as rédeas do embate e terminou o primeiro tempo com dois golos de vantagem. Gil Neves (36') dilatou a vantagem e um autogolo de Topias Tollinen (42') tranquilizou a turma lusa antes de recolher aos balneários.
Já na segunda metade, o ritmo da partida continuou a ser ditado pela seleção portuguesa e o poderio ofensivo causou novamente estragos à defensiva da Finlândia. Após um erro do guardião contrário - numa tentativa de sair a jogar de forma curta -, Duarte Cunha (58') rubricou o nome na lista de marcadores de uma partida com sentido único.
Ainda antes do apito final, Tomás Soares protagonizou um lance infortuno - esteve somente quatro minutos em campo antes de receber cartão vermelho, devido a uma entrada imprudente na área finlandesa. Apesar da desvantagem numérica, a finalização certeira de Martim Chelmik fechou as contas da partida.
No calendário da comitiva lusa, segue-se o embate frente à seleção da Bósnia e Herzegovina, partida crucial para consolidar o primeiro posto do grupo e o registo 100 por cento vitorioso nesta edição da prova. O confronto está agendado para a próxima terça-feira (19 de novembro pelas 11 horas).