Ceará Sporting Club
·24 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·24 January 2025
Foto: Gledson Jorge/Ceará SC
Na manhã desta sexta-feira (24), em meio às atividades da primeira semana de treinamentos, o elenco Sub-17 do Alvinegro conheceu as instalações do Centro Cultural do Ceará Sporting Club, em Porangabuçu. A iniciativa tem o propósito de levar aos atletas do Mais Querido a história gloriosa do Time do Povo ao longo dos 110 anos de fundação, com a conexão entre passado e futuro.
Iniciada no Ginásio do Vozão, a visita foi guiada pelo historiador do Centro Cultural, Gabriel Arcelino, que mostrou o acervo de taças do Alvinegro, assim como os recortes de jornais e fotografias expostas no museu do clube. Em conversa ao cearasc.com, Gabriel reforçou a ideia de ressaltar a história do Mais Querido para os jovens atletas e destacou a importância de todos em conhecer um pouco sobre o clube que estão defendendo durante a temporada.
“Receber os atletas da base do Ceará em nosso Centro Cultural é muito importante para a gente. O Centro Cultural tem essa missão de divulgar a história do clube e resguardar tanto o passado de glórias quanto o presente de conquistas para termos essa memória no futuro. Então, receber esses atletas que, literalmente, são o futuro do clube e estão começando sua trajetória no futebol, quem sabe no futuro possam estar estampados como ídolos nas paredes do nosso museu. Isso é importante para eles também porque, antes de entrar em campo, estão representando não só o tempo presente, mas estão percorrendo um caminho que já foi trilhado”, explicou.
Fernando Martilis, assistente social da base alvinegra, celebrou a iniciativa e comentou da importância dessa atividade junto ao processo de formação com o intuito de construir o DNA alvinegro nos futuros defensores do Vozão, além do vínculo de pertencimento entre clube e atleta.
“Buscamos, numa iniciativa como essa, criar um vínculo entre o atleta e o clube. Tendo em vista que alguns dos nossos jogadores são de fora do estado. Ao criar esse vínculo, a ideia é que gere uma sensação de pertencimento dessa história desde as categorias de base. Entendemos que, ao conhecer melhor, o atleta se dedica e se entrega mais naquilo que ele conhece melhor. Conhecer a história do clube, como suas cores e a camisa que está vestindo, tudo isso é motivador nessa geração de vínculo, que durante o processo de formação é muito importante”, concluiu.
Departamento de Comunicação - CSC