STJD nega recurso e Corinthians terá que pagar multa por episódio da cabeça de porco em clássico | OneFootball

STJD nega recurso e Corinthians terá que pagar multa por episódio da cabeça de porco em clássico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·20 December 2024

STJD nega recurso e Corinthians terá que pagar multa por episódio da cabeça de porco em clássico

Article image:STJD nega recurso e Corinthians terá que pagar multa por episódio da cabeça de porco em clássico
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Na última quinta-feira, 19 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizou a última sessão do ano e decidiu manter a punição dada anteriormente ao Corinthians pela cabeça de porco arremessada em campo no Clássico contra o Palmeiras na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.

O clube havia recorrido da primeira decisão, mas teve o recurso negado pelo tribunal em última instância. Diante disso, o Corinthians terá que realizar o pagamento de uma multa de R$ 60 mil pelo acontecimento. O Alvinegro ainda corria o risco de perder um a dez mandos de campo, já que foi denunciado no Artigo 213 do CBJD, mas terá que arcar apenas com a multa.


OneFootball Videos


Article image:STJD nega recurso e Corinthians terá que pagar multa por episódio da cabeça de porco em clássico

Foto: Reprodução

Além desse objeto, o Timão também foi denunciado por arremessos de “copos de plásticos contendo líquidos”, um “isqueiro” e uma “bola pequena de plástico” em direção ao técnico rival, o que foi levado em consideração no julgamento. O auditor Marcelo Bellizze, relator do processo, explicou os motivos da rejeição do recurso.

“Voto para manter o acórdão que enquadrou os fatos no artigo 191 pelo arremesso, mas também a entrada do torcedor com a cabeça. A vedação prevista no artigo é uma conduta imprópria do torcedor e constitui uma falha ao artigo 191.”, iniciou.

“Compreendo muito bem os argumentos do advogado, mas estou convencido que o acórdão foi correto e o rol do artigo 79 do RGC é meramente exemplificativo. Não houve prejuízo ao espetáculo, mas é uma situação bem grave”, continuou o relator.

“A Constituição Federal protege os animais e usar o animal morto para alimento para debochar da torcida adversária é muito grave. R$ 60 mil é um valor que abarca essa questão. Situação bem grave que a gente presenciou e que foi amplamente divulgado na mídia. Conheço dos recursos e nego provimento aos recursos da Procuradoria e Corinthians, mantendo a decisão da Comissão Disciplinar”, finalizou.

O caso aconteceu no Derby disputado no início de novembro, na Neo Química Arena. O jogo, que terminou em 2 x 0 para o Timão, ainda estava empatado em 0 x 0 e Raphael Veiga se preparava para cobrar um escanteio no momento em que o objeto foi arremessado. Yuri Alberto foi até a cabeça de porco e a retirou de campo com um chute. Após a partida, o camisa 9 revelou que quase machucou o pé na ação.

Veja Mais:

Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do TimãoCDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.

View publisher imprint