Leonino
·1 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·1 November 2024
Manchester United paga 11 milhões ao Sporting por Rúben Amorim
Rúben Amorim foi oficialmente anunciado como novo treinador do Manchester United. Após quatro épocas e meia no Sporting, o técnico deixa o Clube de Alvalade a meio da temporada para abraçar num novo projeto, conforme comunicado pelos leões à CMVM.
"A Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC (adiante MUFC) com relação aos termos e condições da saída do treinador Rúben Amorim, em contrapartida do qual o MUFC pagará à Sporting SAD Euro 11.000.000", lê-se, no documento dos verdes e brancos.
"Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de Euro 1.658.000, relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação", terminam os responsáveis verdes e brancos, revelando que o montante mencionado não terá de ser liquidado no passivo, o que traduz um impacto positivo no resultado líquido das contas do Clube.
No comunicado, não é mencionado qualquer acordo por Carlos Fernandes, Adélio Cândido, Emanuel Ferro, Jorge Vital e Paulo Barreira - membros da equipa técnica que Rúben Amorim faz questão de levar para Manchester e que Frederico Varandas se recusou a abrir mão sem compensação monetária avultada.
Rúben Amorim chegou a Alvalade em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 228 encontros, tendo vencido 161, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras do Clube nos últimos anos. Ao comando do Sporting, conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).