Leonino
·7 July 2025
Seleção nacional marca ao cair do pano no Portugal - Itália e salva esperanças no Europeu

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 July 2025
A Seleção Nacional feminina conseguiu o empate no Portugal - Itália, com golo ao cair do pano, e mantém vivas as esperanças no Europeu. Depois da derrota dura, por 5-0, frente à Espanha, na primeira jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa, a equipa das quinas viu o segundo jogo da competição terminar 1-1.
Começar por destacar a presença de duas jogadoras do Sporting no 11 titular lançado por Francisco Neto. Fátima Pinto e Ana Capeta foram as leoas escolhidas pelo selecionador nacional para alinhar contra a Itália. Telma Encarnação saltou do banco na segunda parte, e Beatriz Fonseca não jogou qualquer minuto, depois da titularidade na primeira partida.
Em relação à partida, até foi a Itália a começar melhor o encontro. A seleção transalpina encontrou um certa ascendente na primeira parte do jogo, Mais posse de bola e mais remates não conseguiram quebrar a defensiva portuguesa, que manteve a baliza a zeros até ao descanso - as jogadoras recolheram aos balneários com 0-0 no marcador.
A segunda parte teve maior equilíbrio e mais ação. As italianas continuaram em cima do conjunto português no início da segunda parte, e chegaram mesmo ao golo inaugural da partida aos 70 minutos, por Girelli. Mas a reação portuguesa não demorou a chegar: a equipa das quinas avançou no terreno e pressionou mais a Itália. Diana Silva viu um golo anulado aos 80 minutos, por fora de jogo, mas a Seleção ia mesmo chegar ao empate, por intermédio de Diana Gomes, à passagem do minuto 89. O marcador não voltou a mexer e o encontro terminou com 1-1 no placar.
Este empate deixa a Seleção nacional na terceira posição do grupo B, com um ponto amealhado nas duas primeiras jornadas. A Espanha lidera com seis pontos, e segue-se a Itália, com quatro - em último surge a Bélgica, com zero pontos. As jogadoras portuguesas disputam o último encontro da fase de grupos com as belgas, no próximo dia 11 de julho, pelas 20h00. Para conseguirem o acesso à fase seguinte, precisam de vencer, esperar que as espanholas ganhem às italianas, e tentar dar a volta à diferença de golos, que favorece imenso as transalpinas neste momento (1-6 contra 2-1).