Zerozero
·7 December 2023
Schmidt: «Há adeptos bastante satisfeitos com o último ano e meio»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 December 2023
O Benfica recebe, esta sexta-feira, o Farense, na 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois de ter perdido a liderança na última jornada, as águias seguem agora em perseguição ao Sporting e Roger Schmidt, técnico benfiquista, antevê um duelo difícil.
O treinador alemão fez, esta quinta-feira, a antevisão ao encontro com os algarvios, em conferência de imprensa no Benfica Campus. Para lá dos rasgados elogios à equipa de José Mota, o timoneiro encarnado lembrou que é a sua responsabilidade tomar decisões e avançar com as mesmas durante os jogos, mesmo que não agradem aos adeptos. Schmidt passou também a mensagem que as contas fazem-se no fim das competições e que a primeira volta do Benfica ainda pode ser melhor do que a da temporada passada.
O Benfica - Farense está agendado para as 18h00. As águias começam a jornada a dois pontos do Sporting, mas podem assumir a liderança em caso de vitória e pressionar o rival, que joga no sábado em Guimarães.
Sobre o Farense: «Acho que estão a jogar muito na linha do Moreirense. Foram promovidos, mereceram-no e já mostraram esta época que não foi coincidência. Têm muita qualidade e um estilo diferente do da semana passada. Foi uma equipa que tornou a vida difícil aos seus adversários, tem muita confiança e começaram muito bem na liga. No nosso estádio, estamos sempre à espera de uma equipa que joga sem nada a perder e quer surpreender. A nossa tarefa vai ser fazer um bom jogo desde o primeiro minuto, mostrar que estamos em forma e conseguir os três pontos.»
Empate em Moreira de Cónegos: «Ficámos desiludidos com o último jogo. O jogo foi bom, teria sido possível ganhar, mas não conseguimos o golo. Ficámos desiludidos, mas vejo que os nossos jogadores estão a fazer tudo para que consigamos alcançar os nossos objetivos. A nossa função é sempre olhar em frente, mesmo depois deste tipo de jogos em que não conseguimos marcar. Há que esquecer rapidamente este sentimento de desilusão e focar no próximo jogo.»
Contas só no final: «Já disse várias vezes que para sermos campeões é preciso termos uma boa época no total. Chegámos agora a um terço da Liga. 29 de 36 pontos não é perfeito, mas é uma boa média e há que continuar neste caminho. Amanhã vamos tentar ganhar o jogo e pontuar.»
Contratações de Arthur Cabral e Jurasek: «As contratações são algo que estamos sempre a discutir. A última decisão, obviamente, reside no clube, porque às vezes os jogadores têm contratos duradouros. Essas decisões são responsabilidade do clube, mas eu sou o treinador e fazemos sempre isso em conjunto, tentando apurar quais são os que melhor encaixam aqui e também tendo em conta a questão orçamental. No final, a última decisão é sempre do clube.»
Descontentamento dos adeptos com a saída de João Neves ao intervalo no último jogo: «Alguns adeptos [ficaram descontentes]. Nem todos têm a mesma opinião. Podemos sempre falar desse tipo de decisões e acabamos sempre por discuti-las quando não ganhamos. É normal, enquanto treinador, depois ter de responder a este tipo de perguntas. É da minha responsabilidade avançar com decisões durante o jogo. O Florentino e o João Neves estavam cansados, tinham disputado jogos muito intensos e foi bom termos uma lufada de ar fresco na segunda parte. Criámos várias chances para fazer o 0-1. Há adeptos bastante satisfeitos com o último ano e meio. Se olharmos ao que era o Benfica quando nós começámos e o que é agora, nota-se a evolução.»
Maior dificuldade esta época: «Também fiquei com a ideia de que a época passada tinha sido difícil. Quando estás no Benfica a única coisa que interessa é ganhar troféus. No ano passado foi assim e este ano também está a ser. Quando alcançamos os objetivos parece que é mais simples, mas não foi. Se falarmos da Liga dos Campeões, é totalmente diferente. Não foi a nossa época na Liga dos Campeões. Na liga, temos 29 pontos em 12 jogos, de 36 possíveis. Ainda é possível fazermos uma melhor primeira metade do campeonato do que o ano passado.»
«Todos os jogos são um grande desafio, viram-no com o jogo de ontem [derrota do FC Porto no Estoril] e veem também noutras ligas. Os favoritos veem-se sempre em dificuldades para vencer. Estou à espera de jogos duros, épocas duras. Temos que estar concentrados e a olhar para o final da época. É esse o nosso foco. Por vezes é difícil e nesta fase não somos perfeitos, é verdade.»
«Já há algumas semanas que nos faltam jogadores muito importantes, perdemos jogadores importantes do ano passado, mas mesmo assim fizemos 29 em 36 pontos e cada ponto que ganhamos foi merecido. Nos últimos três jogos também merecíamos ter ganho. Não foi o facto do adversário ser melhor. Nós somos melhores. Estamos a jogar bem, vejo com bons olhos o que os jogadores fazem.»
Live
Live