Clube Atlético Mineiro
·25 August 2025
São Paulo x Atlético: coletiva de imprensa com Cuca

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·25 August 2025
Pergunta: Queria que você analisasse a partida e o resultado ruim, com o time bastante modificado, muita gente que não joga junto. Qual o impacto disso e como você viu a atuação do Atlético?
Cuca: “Vi um primeiro tempo bastante igual. O São Paulo fez o primeiro gol com vinte e poucos minutos, o primeiro arremate a gol. Até então, não havia tido nenhuma oportunidade. O jogo era bastante controlado. Nós tivemos o gol que, milimetricamente, foi anulado também (impedimento de Vitor Hugo). Poderíamos ter saído com o empate no primeiro tempo, tivemos uma bola do Rony que passou perto, e eles tiveram mais uma que o Everson defendeu. Foi bastante equilibrado”.
“No segundo tempo, lógico, temos que sair mais para o jogo, nós temos que tentar empatar o jogo, e à medida que fizemos as trocas, ideias para colocar o time mais à frente, jogador descansado, sem desgastar ninguém para o próximo jogo que temos, nós não tivemos aquela entrada que surtiu efeito. Não criamos no segundo tempo, o São Paulo defendeu bem. Não tinha criado chances de gol até ter feito o segundo gol numa bela jogada. Naquele momento, também, eu já tinha descansado o Alan Franco, já tinha mexido no setor defensivo, aberto mais o time, porque não mudava nada perder de 1 a 0 ou 2 a 0. Tentávamos buscar o empate. Depois, demos uma bola na trave. Pelo segundo tempo, pelo que o São Paulo jogou, foi um placar justo”.
Pergunta: Queria que você falasse como foi a montagem desse time, porque o Atlético não prioriza a competição, mas foi um time praticamente reserva contra o São Paulo…
Cuca: “São riscos calculados que você tem que correr. Quem toma decisões sabe disso. Quem fala que você está certo ou errado é o futuro. Se no futuro as coisas forem positivas para nós, fizemos o certo. Caso contrário, estaremos errados. Eu faria de novo a mesma coisa que eu fiz”.
Pergunta: Depois do turno iniciando, é muito difícil o Atlético brigar pelo título do Brasileiro. Podemos dizer que as prioridades são as Copas? É isso que será o foco até o fim da temporada?
Cuca: “Sim, lógico que é isso, até pelo que jogamos quinta-feira à noite, viagem desgastante para cá. Se você coloca o time titular pra jogar, você não tem a certeza de um bom resultado, mas a certeza de um grande desgaste para o próximo jogo que é importante também. O que foi feito foi calculado. Jogar com um time reserva traz mais chances de derrota, sabíamos disso. Mas saio muito contente pelo primeiro tempo que jogamos, foi de igual para igual. No segundo tempo não foi diferente, mas tomamos um gol que acabou decretando o resultado final. Com 1 a 0 até o fim, você tem a chance de empatar em qualquer ataque, como foi aquela bola na trave. Acho que as medidas que tomamos foram acertadas. Agora, é mobilizar para quarta-feira”.
Pergunta: O Atlético está com uma distância de cinco pontos do Z-4 e é o único time, além do Fluminense, a jogar Sul-Americana e Copa do Brasil. Ano passado foi algo parecido, brigando para não cair na última derrota. A situação do Atlético no Brasileiro te preocupa?
Cuca: “Boa a sua pergunta. São poucos elencos que conseguem estar em três frentes e não ter prioridade. Não temos elenco tão grande assim para colocar o time titular aqui hoje. Lógico, temos que somar o máximo de pontos possíveis no Brasileiro, não deixar de lado, mas hoje era um jogo para fazer essa escolha, e vocês sabem o motivo. Nós temos dois jogos em casa a menos no Campeonato Brasileiro. Nos últimos oito jogos, considerando o próximo contra o Vitória, foram seis jogos fora de casa: Bahia, Palmeiras, Flamengo, Vasco, São Paulo e Vitória. Tivemos só dois jogos em casa, o Bragantino, que vencemos, e o Grêmio que derrapamos. Tem o Sport e o Fortaleza em atraso, não é certeza de vitória, mas probabilidade boa. Isso vai ajudar a equilibrar a situação. E temos que ter força onde estamos mais próximos. São cinco jogos que podem te colocar no título da Sul-Americana, ou da Copa do Brasil. Lógico, você vai colocar força maior nessas duas copas”.
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico