AVANTE MEU TRICOLOR
·6 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·6 November 2024
Tricolor volta a fazer boa campanha nacional depois de 2020 (Alexandre Schneider/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
A vitória na terça-feira (5) sobre o Bahia, em Salvador (BA), fez com que o São Paulo praticamente assegurasse sua classificação à próxima edição da Copa Libertadores. O Tricolor soma agora 54 pontos, abrindo oito de vantagem sobre os baianos e se fixando na sexta posição da classificação.
Óbvio que tudo se explica por uma questão de expectativa, mas a realidade é que o Tricolor consolida sua melhor campanha na competição nacional desde 2020.
O São Paulo não deixa o chamado G-6 (que engloba a zona dos brasileiros que se classificam à fase preliminar da competição continental) desde a 12ª rodada.
Ou seja, mesmo com toda a pressão por parte da torcida insatisfeita com Luis Zubeldía, o clube do Morumbi completou 20 jornadas sem ter a sua posição de classificação à Liberta ameaçada.
Motivos que fazem o treinador enaltecer o trabalho apresentado até aqui.
"Estou muito contente com todo mundo do São Paulo, com jogadores, comissão, estafe, torcedores, com todos que trabalham no São Paulo. Estou muito feliz e agradecido de como nos tratam, com o respeito. A gente espera que nos tratem bem quando saímos do nosso país, mas aqui nos dão tanto carinho que fico até surpreso. Preciso fazer meu trabalho e fazer com que os jogadores sigam envolvidos e fazendo coisas boas para o clube. Faltam seis jogos e vamos dar o nosso melhor", disse.
O São Paulo não se mantinha tanto tempo em posição tão alta no Brasileirão desde 2020, quando sob a batuta de Fernando Diniz ficou 12 rodadas na liderança do Brasileirão deste ano.
Nas últimas três edições da competição (2021, 2022 e 2023), o São Paulo se viu envolto na briga para fugir do rebaixamento, prioritariamente.
Em 22, com Ceni, até sonhou com a vaga na Libertadores na reta final, após dar leve engrenada, mas a concorrência com a disputa das copas (onde foi eliminado em todas), prejudicou o sonho.
Mesmo assim, nesses três anos o clube não conseguiu terminar (ou sequer se manter por mais de uma rodada) acima da sexta colocação ostentada atualmente.
Além disso, embora a campanha atual até a 32.ª rodada do Brasileiro seja só a décima melhor do São Paulo na era dos pontos corridos, em apenas quatro edições o time obteve mais vitórias do que as 16 conquistadas até este ponto. Isso aconteceu em 2007 (20), 2006 (18), 2012 e 2014 (17 cada).
Live
Live
Live