![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·27 January 2025
São Paulo encaminha venda de William Gomes ao Porto e terá Wendell antecipadamente
![Article image:São Paulo encaminha venda de William Gomes ao Porto e terá Wendell antecipadamente](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F01%2F53998366640_cc9400f3a6_o.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 January 2025
O São Paulo encaminhou a venda de William Gomes ao Porto, de Portugal. O jovem revelado em Cotia irá se transferir para o futebol europeu aos 18 anos após uma curta passagem pelo profissional do Tricolor, ajudando o clube a repatriar um outro atleta que, inclusive, já assinou pré-contrato: o lateral esquerdo Wendell.
William Gomes vai se transferir em definitivo para o Porto, deixando o Brasil como um dos jovens mais promissores do País. Em contrapartida, o clube português liberará Wendell antecipadamente para que ele possa iniciar sua trajetória no São Paulo, algo que só aconteceria a partir de julho, quando seu vínculo chegaria ao fim.
O São Paulo passou os últimos meses negociando com o Porto a liberação antecipada de Wendell, entretanto, não teve sucesso nas tratativas, mesmo oferecendo, por exemplo, o lateral direito Moreira por empréstimo.
O Porto sempre preferiu uma compensação financeira para aceitar liberar Wendell antes do fim de seu contrato, mesmo o jogador já não estando mais nos planos do clube para a temporada. Agora, com William Gomes sendo incluído nas negociações, a chegada do lateral esquerdo ao Morumbis ainda no primeiro semestre parece ser uma realidade.
O São Paulo também vê com bons olhos a venda de William Gomes pela necessidade de equilibrar o fluxo de caixa, atendendo às exigências administrativas impostas pela Galápagos Capital, gestora do FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) lançado pelo clube para levantar R$ 240 milhões no mercado para o pagamento de dívidas.
William Gomes deixa o São Paulo com 20 jogos disputados pelo time profissional e três gols marcados, contra Vitória, Cruzeiro e Botafogo, todos válidos pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.