Zerozero
·22 August 2025
Santa Clara com missão <i>espinhosa</i>: sabe quantas equipas lusas conseguiram virar a eliminatória após derrota caseira?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 August 2025
O Santa Clara saiu derrotado, esta quinta-feira, da primeira mão do playoff de acesso à Conference League, diante do Shamrock Rovers, sendo que a formação irlandesa conseguiu operar uma remontada no marcador e vencer por 1-2 na casa dos açorianos.
Face ao desaire, a turma orientada por Vasco Matos terá, agora, de dar a volta ao resultado na República da Irlanda, mas o passado europeu não joga a favor da comitiva lusa. Isto porque, de acordo com o nosso PlaymakerStats, apenas três(!) conjuntos conseguiram virar uma eliminatória UEFA após sofrerem uma derrota caseira no duelo inicial.
Ora, se decidirmos olhar para este curioso dado de forma positiva, os Bravos Açorianos têm, assim, três exemplos para se inspirarem. O caso mais recente tem como protagonista o Sporting e remonta à temporada 2010/11. Os leões perderam o primeiro encontro por 0-2, no Estádio de Alvalade, mas conseguiram superar o Brondby IF na Dinamarca (0-3) e garantir a passagem à fase de grupos da Liga Europa.
As restantes equipas que conseguiram rubricar tal feito foram o FC Porto e o Benfica. Em 2003/04, os azuis e brancos foram travados em casa pelo Panathinaikos (0-1), mas na Grécia o desfecho foi diferente: os pupilos de José Mourinho igualaram a disputa no tempo regulamentar e Derlei carimbou a presença (0-2) nas meias já no prolongamento.
Tal como mencionado anteriormente, as águias também estão incluidas neste lote e foram, aliás, a primeira equipa portuguesa a operar uma reviravolta na eliminatória. Na temporada, os encarnados somaram um desaire (0-1) na Luz diante do Dinamo Bucuresti, mas conseguiram levar a segunda mão, na Roménia, de vencida (0-2) e passar à segunda ronda da UEFA Cup.
Três cenários algo distantes, mas que têm de servir como inspiração para o Santa Clara. De resto, a derrota frente ao Shamrock Rovers representa o segundo desaire caseiro em competições europeias - os açorianos somaram um duro resultado quando receberam o Teplice, em 2002 (1-4), a contar para a Taça Intertoto.
Live