oGol.com.br
·20 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 January 2025
As quartas de final da Copinha ficaram marcadas pela queda do grande favorito, o Palmeiras, "bicho-papão" da base do futebol brasileiro nos últimos anos. O Cruzeiro, vice-campeão em 2024, também se despediu do torneio. Ambos vítimas de atuações destacadas de jovens promessas.
Começamos pelo implacável Ryan Francisco, do São Paulo. Maior promessa tricolor dos últimos anos, o atacante anotou o gol de abertura e o da definição da vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro... E de quebra ainda deu o passe para o gol de Lucas Ferreira.
Ryan Francisco é o artilheiro isolado da Copinha, com oito gols. É também o líder em participação em gols, com nove, ao lado de Riquelme Fillipi, do Palmeiras. Mas o concorrente se despediu do torneio neste fim de semana, deixando o caminho aberto para a Cria de Cotia liderar nas duas estatísticas.
Quem foi responsável por afastar o Palmeiras foi o Grêmio, em um jogo emocionante e com direito a virada. O grande nome da partida, curiosamente, não marcou gol nem deu assistência. Gabriel Mec comandou o meio-campo gremista e foi responsável direto pelo gol da virada, em grande jogada individual, cortando dois defensores antes de acertar a trave... O meia contou ainda com um toque de sorte: a bola bateu nas costas do goleiro rival antes de entrar.
Já o campeão Corinthians avançou com um apertado 1 a 0 sobre o Vasco e segue firma na defesa de mais um título, mesmo sem precisar encantar. O responsável pela vitória foi Gui Negão, que desencantou e marcou o seu primeiro gol no torneio. Mas vale destacar também a participação do jovem Dieguinho, que deu início a jogada ao roubar a pelota ainda na intermediária de ataque e vem sendo um dos principais nomes do Timão.
A grande surpresa das semifinais é o Criciúma. Com gol de oportunismo de Adriano, o Tigre superou a Ferroviária para atingir uma posição inédita na Copinha.
Nas semi, o Criciúma encara o São Paulo, nesta terça-feira, e o Grêmio pega o Corinthians, um dia depois.