Rui Barros e João Pinto: “Esta época esperamos chegar à conquista da Liga Europa” | OneFootball

Rui Barros e João Pinto: “Esta época esperamos chegar à conquista da Liga Europa” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·23 September 2024

Rui Barros e João Pinto: “Esta época esperamos chegar à conquista da Liga Europa”

Article image:Rui Barros e João Pinto: “Esta época esperamos chegar à conquista da Liga Europa”

Na sequência de uma iniciativa promovida pelo Museu FC Porto, realizada na tarde desta segunda-feira, para recordar a conquista do pentacampeonato de 1994 a 1999, Rui Barros e João Pinto, dois ícones do clube, discutiram a participação da equipa de Vítor Bruno na Liga Europa, expressando a sua confiança na qualidade do elenco.

“Felizmente, temos um passado glorioso, que é fantástico, já conquistámos grandes títulos a nível internacional, e um clube como o FC Porto está sempre a pensar em vencer estas competições internacionais. Não é uma tarefa fácil, pois cada vez mais os clubes de grandes nações, como Itália, Alemanha, França, Inglaterra, etc., estão sempre mais à frente em termos de competitividade e qualidade das equipas, mas isso não significa que o que está à frente é sempre o que vai vencer. Temos um plantel jovem e talentoso, e em certos momentos, um pouco de sorte pode fazer a diferença. Esperamos que esta época consigamos alcançar a conquista da Liga Europa”, começou por dizer Rui Barros, sublinhando a importância de contar com jogadores formados no Olival na equipa.


OneFootball Videos


“Naturalmente, a mística é sempre muito significativa, é uma questão de união, de desejo, de determinação, de sacrifício. Todos falamos sobre essa mística, que se manifesta não só em campo, mas também nos treinos. É o compromisso com a equipa, com os colegas, com o treinador, com a direção e com a cidade. Quando se consegue isso, e existe um objetivo comum, tudo se torna possível”, enfatizou.

Relativamente a João Pinto, o capitão que levantou a Taça dos Campeões Europeus em Viena, em 1987, expressou o seu entusiasmo com a formação que o FC Porto está a desenvolver, mas alertou para a necessidade de dar tempo para que o clube retorne às grandes conquistas internacionais.

“Neste momento, o FC Porto, com o plantel que possui, jovem, está a construir uma equipa para o futuro. Contudo, é fundamental saber se o FC Porto conseguirá manter estes jogadores por vários anos. É evidente que uma equipa muito competitiva não se forma de uma época para a outra. Estou convencido de que os responsáveis pelo clube, o senhor presidente e a sua equipa, estão a pensar em vencer no próximo ano com o plantel que formaram. Mas o FC Porto está focado em vencer, um jogo de cada vez. Vamos esperar pelo final da época para ver se os pontos no campeonato nos permitem alcançar o primeiro lugar. Se conseguirmos, como portista e sócio do FC Porto, ficarei muito contente, pois neste ano de início de uma nova direção, isso seria uma grande conquista. Se não conseguirmos, será um ano de preparação para alcançar títulos”, sublinhou o antigo lateral-direito.

View publisher imprint