Retrospecto completo: Flamengo x São Paulo - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x São Paulo - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·8 July 2025

Retrospecto completo: Flamengo x São Paulo - História, duelos marcantes e curiosidades

Article image:Retrospecto completo: Flamengo x São Paulo - História, duelos marcantes e curiosidades

Rival do Flamengo dentro e fora dos campos, como o primeiro protagonista da discussão de quem seria o primeiro penta brasileiro, o São Paulo já se aproxima dos 100 anos tendo o Rubro-Negro como adversário. Neste guia completo, o MundoBola Flamengo traça o retrospecto entre os dois.

Além do retrospecto, o texto abaixo carrega jogos marcantes, o histórico de cada um dos times em competições que não sejam o Campeonato Brasileiro e muito mais. E o primeiro encontro já faz muito, mas muito tempo.


OneFootball Videos


Flamengo e São Paulo se enfrentaram pela primeira vez em 1933, em um amistoso na Chácara da Floresta, em Sâo Paulo. E os donos da casa venceram por 7 a 3. O primeiro triunfo do Mais Querido viria em 1938, em amistoso no Palestra Itália, por 4 a 2.

Números gerais de Flamengo x São Paulo

Ao longo de quase 100 anos — a marca será completa em 2033 —, Flamengo e São Paulo já se enfrentaram 150 vezes, editando um dos maiores embates do futebol brasileiro ao longo do tempo.

E a vantagem é do rival, que venceu 59 dessas partidas. O Flamengo levou a melhor em 48 (aproveitamento de 32%), com 43 empates.

Em relação a gols, o Mais Querido balançou as redes do São Paulo 199 vezes e está a um de chegar à segunda centena. O time paulista, por outro lado, marcou 239.

Jogos marcantes

Entre times que estão acostumados a se enfrentar há tanto tempo, o número de jogos marcantes entre Flamengo e São Paulo é enorme. E fora as finais, que serão destacadas mais à frente, alguns jogos mais recentes também se destacam.

No segundo turno do Brasileirão de 2021, mais especificamente na 32ª rodada, o Flamengo colocou o São Paulo em apuros em pleno Morumbis. Com gols de Gabigol, Bruno Henrique e Michael (2), o Rubro-Negro amassou o Tricolor por 4 a 0 em frente aos próprios torcedores, em dia de grande futebol.

Em 2009, o Flamengo passou a sonhar com o título do Brasileirão depois de iniciar uma arrancada incrível — que, de fato, culminaria na conquista da taça. E um desses jogos passou pelo São Paulo.

Em um Maracanã lotado por 57.210 torcedores, Hernanes abriu o placar para o time paulista aos 25 minutos do primeiro tempo e transformou a tensão em algo ainda mais presente no estádio.

Com o desfalque de Adriano Imperador, o Flamengo seguiu na batuta de Petkovic, que empatou em um inesquecível gol de pênalti (com cavadinha) sobre Rogério Ceni. Zé Roberto virou e manteve vivo o sonho do título.

Gols e artilheiros

Considerando apenas os jogos oficiais, foram 118 embates entre Flamengo e São Paulo. O rival venceu 46 vezes, com 39 triunfos rubro-negros (33%) e 33 empates.

E de todos os gols já feitos no confronto, ninguém foi mais vezes às redes que França, ex-jogador do São Paulo. Foram nove gols em 12 jogos contra o Flamengo. Luis Fabiano é o segundo, com oito.

Os primeiros jogadores do Flamengo aparecem na sequência: Zico e Bruno Henrique marcaram seis gols cada sobre o São Paulo, mesmo número de Gino Orlando — que defendeu o time paulista.

Em seguida, ainda aparecem nomes como Sávio, Gabigol e Edílson (5); Adriano, Romário e Dida (4); Petkovic e Ibson (3), entre outros.

Flamengo x São Paulo no Brasileirão

Em termos de Campeonato Brasileiro, a vantagem também é do São Paulo. Os times se encararam 71 vezes na competição nacional, com 28 vitórias do clube paulista e 23 do Flamengo. Ainda ocorreram 20 empates, com 80 gols rubro-negros e 100 tricolores.

E uma dessas derrotas foi bem especial para o Flamengo. No dia 25 de fevereiro de 2021, os times se enfrentaram pela 38ª e última rodada, no Morumbi, e os mandantes levaram a melhor por 2 a 1.

A questão é que o Flamengo brigava pelo título ponto a ponto com o Internacional, que não conseguiu superar o Corinthians no Beira-Rio. Assim, mesmo com o revés, o Flamengo celebrou o título brasileiro em pleno Morumbi. E o técnico era Rogério Ceni, ídolo histórico do São Paulo.

O jogo seguinte também carrega grandes recordações para o Flamengo. Já na edição de 2021 do Brasileirão, o Rubro-Negro engoliu o São Paulo no Maracanã e fez 5 a 1, fora o baile.

Com Renato Gaúcho no comando, o time entrou com Diego Alves; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Todos os seis gols saíram no segundo tempo — e o São Paulo foi o primeiro a marcar, com Arboleda, aos três minutos. No entanto, o Flamengo passou o carro a partir daí e contou com um dia iluminado de Bruno Henrique, que marcou três vezes. Gustavo Henrique e Welington, contra, completaram o placar.

Confrontos em outras competições

Como fazem parte de um seleto grupo de grandes equipes do futebol brasileiro, Flamengo e São Paulo já se encontraram em diversas competições. Além do Brasileirão, existiram confrontos por Libertadores, Copa do Brasil, Rio-São Paulo, Supercopa da Libertadores, Copa Ouro e Copa dos Campeões Regionais.

E os dois fizeram algumas finais nessas competições, com grande equilíbrio: seis decisões e três vitórias para cada lado. A última delas foi mais feliz para o São Paulo, com o título da Copa do Brasil de 2023.

Em 1996, os dois se encontraram na final da Copa Ouro, uma espécie de Recopa Sul-Americana da época. E o São Paulo chegava com a pompa de quem havia sido bicampeão mundial no início da década.

Com um hat-trick de Sávio, o Flamengo bateu o São Paulo em final com jogo único e ergueu o troféu da competição. O jogo foi disputado no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus, capital do Amazonas.

O único encontro pela Libertadores ocorreu nas quartas de final de 1993, e o São Paulo seguiu adiante com uma vitória por 2 a 0 e um empate em 1 a 1.

Na Copa do Brasil, são três encontros — e o São Paulo levou a melhor duas vezes, incluindo a final de 2023. No entanto, em 2022, o Tricolor acabou eliminado pelo Flamengo, que seria campeão.

O embate aconteceu na semifinal e terminou com uma classificação tranquila do Flamengo, que venceu por 3 a 1 no Morumbis e por 1 a 0 no Maracanã. O triunfo fora de casa praticamente selou a passagem.

Curiosidades de Flamengo x São Paulo

  • A maior goleada da história do Flamengo sobre o São Paulo foi justamente a surra do Brasileirão de 2021, por 5 a 1
  • Aquele Brasileirão, inclusive, foi de passeio absoluto do Flamengo sobre o São Paulo: no returno, o jogo foi 4 a 0 para o Rubro-Negro, que fez um agregado de 9 a 1
  • A maior sequência de vitórias entre os dois pertence ao Flamengo. Entre 2021 e 2022, o Mais Querido venceu o São Paulo seis vezes seguidas
  • O Flamengo marcou gols em 69% dos jogos que fez contra o São Paulo. Por outro lado, foi vazado em 77% deles

Último jogo

A partida mais recente entre Flamengo e São Paulo veio no Brasileirão do ano passado. Pela 21ª rodada, o confronto aconteceu no dia 3 de agosto de 2024 — e terminou em 1 a 0 para os paulistas.

Na época, Filipe Luís ainda nem tinha iniciado a carreira como treinador profissional, e Tite era o comandante do Flamengo. Em jogo fraco, Jonathan Calleri marcou o único gol aos 16 do segundo tempo.

View publisher imprint