Jogada10
·25 April 2025
Real Madrid diz que declarações de árbitro antes da final contra o Barcelona são ‘inadmissíveis’

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·25 April 2025
O Real Madrid divulgou um comunicado na tarde desta sexta-feira (25) para criticar duramente as declarações feitas pelo árbitro escalados para a final da Copa do Rei da Espanha, que acontece neste sábado (26), em Sevilha, contra o Barcelona.
“Consideramos inadmissíveis as declarações públicas feitas pelos árbitros designados para a final da Copa do Rei”, começa a nota oficial do Real.
Segundo o clube, os comentários dos árbitros direcionaram críticas a vídeos produzidos pela Real Madrid TV, que foram publicados um dia antes da partida e que questionam a atuação desses mesmos árbitros.
“Essas declarações, que surpreendentemente deram destaque a vídeos de um meio de comunicação protegido pela liberdade de expressão, como a Real Madrid TV — feitos de forma premeditada, 24 horas antes do jogo, contra um dos finalistas — demonstram, mais uma vez, uma clara hostilidade e animosidade desses árbitros contra o Real Madrid.”
O clube também criticou o tom adotado nas falas dos árbitros.
“Ainda mais surpreendentes são as declarações que falam sobre a ‘unidade dos árbitros’, sugerindo possíveis medidas ou ações. Isso está muito distante dos princípios de equidade, objetividade e imparcialidade que deveriam prevalecer às vésperas de um evento que atrai a atenção de centenas de milhões de pessoas no mundo todo.”
Segundo informações da imprensa espanhola, o Real Madrid cogita um boicote aos compromissos oficiais antes da final. Além disso, há rumores sobre a possibilidade do time não entrar em campo. No entanto, nada foi confirmado.
O comunicado termina com um apelo para que a Federação de Futebol da Espanha tome medidas sobre o caso.
“Diante da gravidade do ocorrido, o Real Madrid espera que os responsáveis pela RFEF e pela arbitragem tomem as medidas adequadas para defender o prestígio das instituições que representam.”
O árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea se emocionou ao relatar os ataques que os profissionais da área vêm sofrendo.
“Quando seu filho vai à escola e outras crianças dizem a ele que seu pai é um ladrão, ele chega em casa chorando e isso é muito doloroso. O que faço é tentar educar meu filho e dizer a ele que seu pai é honesto, acima de tudo. E que ele erra como qualquer esportista. Isso é muito duro, não desejo a ninguém”, disse Ricardo de Burgos.
“No dia que eu sair daqui, quero que meu filho se orgulhe do pai que teve e do que é a arbitragem. Porque ela nos ensina muitos valores e não é justo o que muitos de nós estamos passando, não apenas no futebol profissional. Isso afeta nossas famílias. Que cada um pare para refletir para onde queremos ir e o que queremos do esporte e do futebol”, completou de Burgos.
Live