Racing e Botafogo iniciam disputa pelo título inédito da Recopa Sul-Americana | OneFootball

Racing e Botafogo iniciam disputa pelo título inédito da Recopa Sul-Americana | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·20 February 2025

Racing e Botafogo iniciam disputa pelo título inédito da Recopa Sul-Americana

Article image:Racing e Botafogo iniciam disputa pelo título inédito da Recopa Sul-Americana

Botafogo e Racing Club começam a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana nesta quinta-feira (20). O Glorioso viajou até a Argentina e enfrentará o clube de Avellaneda em busca de seu primeiro título do torneio. Os hermanos também querem erguer a taça pela primeira vez na história, mas ambos já ficaram no quase há mais de 30 anos.

Em 1989, depois de vencer a Supercopa Sul-Americana, torneio anterior à Copa Mercosul e semelhante à Copa Sul-Americana dos dias atuais, o Racing foi vice na Recopa contra o Nacional. Cinco anos depois, foi a vez do Botafogo ficar na segunda posição da disputa, quando venceu a Copa Conmebol e perdeu a decisão contra o São Paulo, por 3 a 1.


OneFootball Videos


Glorioso em reestruturação

Depois de vencer a Libertadores e o Brasileirão em 2024, o Botafogo sofreu com duas baixas importantes daquele elenco. Thiago Almada foi jogar no Lyon apenas seis meses depois de sua chegada, enquanto Luiz Henrique se tornou uma das maiores vendas do futebol brasileiro ao acertar com o Zenit.

Mas não foram só essas saídas que teve o Glorioso. Tiquinho Soares, Júnior Santos, Lucas Halter, Tchê TchêGatito Fernández assinaram com outros clubes e não defendem mais o clube de General Severiano. Dentre esses outros atletas, Júnior Santos, artilheiro da Libertadores, e que terminou a temporada no banco por questões físicas, foi a saída mais notável.

Tais negociações obrigaram John Textor e seus subordinados a buscarem peças de reposição no mercado de transferências. Ao todo, o clube carioca gastou mais de 500 milhões de reais nas contratações de Santiago Rodríguez, Nathan Fernandes, Jair, Rwan Cruz, Artur, David Ricardo, Léo Linck e Wendel. Esse último só chega ao clube no meio de 2025.

Dos contratados, Jair e Rwan Cruz podem ser titulares na partida contra o Racing nesta quinta-feira (20). Os demais atletas, como Artur, que se recupera de lesão no Rio, não viajaram para a Argentina e não estão à disposição de Cláudio Caçapa para a primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana.

Outra alteração que o Botafogo foi forçado a fazer foi no comando técnico. Depois da saída de Artur Jorge ao Al-Rayyan no começo de janeiro, o Glorioso ficou com Carlos Leiria como treinador interino até a metade de fevereiro. Foi quando Claudio Caçapa, que tinha comandado a equipe interinamente depois da saída de Luís Castro em 2023, foi anunciado como auxiliar fixo do Glorioso.

Em 2023, Caçapa conseguiu manter a boa fase do Botafogo após Luís Castro fechar com o Al-Nassr, o que não se repetiu na sequência e desencadeou o fim triste do Brasileirão aos torcedores alvinegros. Naquela ocasião, Caçapa treinou o clube em quatro partidas e venceu todas, contra Vasco, Grêmio, Patronato (pela Sul-Americana) e Red Bull Bragantino.

Na atual temporada, o Botafogo vive situação conturbada no Cariocão. Após utilizar escalação mista com jovens jogadores e atletas que voltaram de empréstimo nas primeiras rodadas, o Glorioso ocupa a sexta colocação na tabela com 13 pontos, a um do Vasco, quarto colocado. Vale lembrar que os quatro primeiros avançam às semifinais, enquanto os posicionados da 5ª até a 8ª colocação jogam a Copa Rio. O clube também jogou a Supercopa Rei e foi vice para o Flamengo, após uma derrota por 3 a 0.

Racing na onda dos investimentos argentinos

Nesta janela de transferência do começo do ano, os times argentinos movimentaram altas cifras e arquitetaram grandes alterações em seus elencos, assim como foi com River Plate e Estudiantes, exemplos mais notáveis. Quem não fugiu à regra foi o Racing, que tratou de reforçar o elenco para brigar por coisas grandes em 2025.

As movimentações incluem a chegada de Matías Zaracho, que retornou ao clube após cinco anos defendendo o Atlético Mineiro, e as compras definitivas de Santiago Sosa e Maxi Salas, que estavam emprestados e se destacaram no clube na última temporada. Sosa é volante e foi quem mais atuou no Racing em 2024, enquanto Salas é ponta e foi o terceiro maior artilheiro da equipe.

Outros contratados foram Adrián Balboa, centroavante de 31 anos que foi o artilheiro do Únion em 2024, Ignacio Rodríguez, jovem meia que se destacou no Banfield, e Adrián Fernández, meia ofensivo que atuou no futebol uruguaio na última temporada. As saídas, por outro lado, foram numerosas (12 ao todo), sendo Johan Carbonero, novo jogador do Inter, e Juan Quintero, agora atleta do América de Cali, as principais.

O elenco do Racing conta com outros nomes de calibre no futebol mundial. Luciano Vietto, ex-atacante de Valencia, Atlético de Madrid e Sporting, Adrián Martínez, centroavante que já defendeu o Coritiba e foi o artilheiro do Racing em 2024 com 30 gols, e Bruno Zuculini, antiga promessa do Manchester City, são alguns dos jogadores do clube de Avellaneda.

Em 2024, o Racing terminou o Campeonato Argentino na terceira colocação e se sagrou campeão da Sul-Americana. Na campanha do título internacional, a equipe argentina foi líder de seu grupo, que tinha o Bragantino, passou por Huachipato, Athletico Paranaense e Corinthians no mata-mata e ergueu a taça contra o Cruzeiro, após vencer por 3 a 1.

A fase recente do clube, porém, é turbulenta no cenário argentino. Na disputa da Apertura, os comandados de Gustavo Costas venceram Barracas Central, Belgrano e Boca Juniors, mas foram derrotados por Estudiantes, Tigre e Argentinos Juniors. Eles ocupam a sétima colocação do Grupo A, entre os oito que avançam às quartas de finais.

View publisher imprint