oGol.com.br
·15 August 2025
Quarentão, Cazorla lidera retorno do Real Oviedo à La Liga depois de 25 anos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 August 2025
O Campeonato Espanhol tem seu pontapé inicial nesta sexta-feira, 15, com dois jogos. Claro que as grandes atrações estão em acompanhar Barcelona, Real Madrid e Atlético, mas uma outra equipe chama atenção. Às 16h30 (horário de Brasília), o Real Oviedo voltará a disputar uma partida da elite espanhola depois de 25 anos.
O Real Oviedo foi dono de uma das grandes histórias do futebol espanhol na última temporada. A equipe, que não disputava a primeira divisão desde a temporada 2000/01, conquistou o acesso na prorrogação da final do play-off. O grande personagem dessa conquista foi o meia Santi Cazorla, que brilhou por Villarreal e Arsenal, e retornou ao clube que o revelou para comandar um acesso espetacular.
Na segunda divisão, o Real Oviedo terminou na terceira posição, com 2 pontos a menos que o Elche, que conseguiu o acesso direto. A equipe de Cazorla então teve que disputar um mata-mata, eliminou o Almeria e teve um duelo derradeiro contra o Mirandês. Na ida, derrota por 1 a 0. Na volta, vitória por virada em 2 a 1, com direito a gol do meio-campista. O alívio veio só com um gol de Portillo na prorrogação.
A temporada foi a segunda de Cazorla na equipe desde que retornou à Espanha depois de quase quatro anos no Al-Sadd, do Catar. Na temporada 2023/24, o Real Oviedo também disputou a final do play-off, mas acabou derrotado pelo Espanyol e precisou adiar o sonho do retorno por mais um ano.
Já na temporada 2024/25, o Real Oviedo teve um Cazorla ainda mais participativo, com 10 participações em gols em 35 jogos. Outro nome de destaque na campanha foi do atacante Alexandre Alemão, que emprestado pelo Internacional foi o artilheiro do time espanhol com 14 gols marcados. O brasileiro não segue no elenco no retorno à La Liga e hoje joga no Pachuca, do México.
Depois de bater na trave em 2024, mas conseguir o acesso neste ano, o Real Oviedo terá Cazorla disputando com a camisa do clube pela primeira vez a primeira divisão. Maior jogador já revelado pelos Carbayones, Cazorla era apenas um jovem do sub-17 em 2000.
Foram 25 anos de muitas lutas para o Real Oviedo, que chegou ao terceiro nível nacional em 2003 e só voltou para a segunda divisão em 2015. Com Cazorla (e companhia), conseguiu por duas vezes brigar pelo acesso e finalmente conseguiu. Antes disso, acumulou campanhas de meio de tabela ou de luta contra um novo rebaixamento.
Santi Cazorla saiu do Real Oviedo antes de completar 18 anos para rumar ao Villarreal. Foi lá que ele se tornou ídolo e referência no futebol espanhol. Em duas passagem pelo clube, somou 327 partidas, 57 gols e 21 assistências.
Entre as passagens pelo Villarreal, Cazorla também brilhou na Premier League com a camisa do Arsenal. O meia é até hoje lembrado com carinho pelos torcedores dos Gunners e a grande passagem só não foi ainda melhor por causa das lesões. Pela equipe de Londres, o meia somou 29 gols e 39 assistências durante cinco temporadas.
No Arsenal, Cazorla sofreu uma grande lesão no tendão de Aquiles e os médicos que o acompanharam duvidavam que ele pudesse "caminhar no jardim com a família". Mas o meia conseguiu. Brilhou no seu retorno ao Villarreal, brilhou no futebol do Catar e ainda levou o seu time de infância de volta a Elite da Espanha em pleno ano do centenário.
Os deuses do futebol ainda seguem sorrido para Cazorla e a estreia do Real Oviedo nesta sexta-feira é justamente contra o Villarreal, no estádio em que o meia tanto brilhou e na frente duas torcidas que o idolatram.
A torcida do Villarreal prepara uma homenagem para Cazorla mesmo que ele esteja no Estádio de La Cerámica como adversário. O reencontro marcado por emoção mostra para quem curte o futebol europeu que essa é uma ótima história para se acompanhar.
Live