Leonino
·13 May 2025
Psicólogo deixa alerta sério a Rui Borges antes do Sporting - Vitória de Guimarães

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13 May 2025
Psicólogo especializado em desporto, dá alerta aos jogadores do Sporting para tomarem consciência e conseguirem gerir as emoções na grande final da Liga Betclic
|
A pressão é máxima em Alvalade. O empate frente ao Benfica, no dérbi do século, colocou o Sporting com um pé no título, mas, segundo Jorge Silvério, psicólogo especializado em desporto, a vantagem pode transformar-se num risco inesperado: a euforia. O especialista avisa que o técnico leonino terá, esta semana, um desafio mental ainda maior do que Bruno Lage.
"É certo que a euforia é mais externa que interna, mas este clima pode ter impacto no rendimento dos jogadores"
notícias relacionadas
Futebol. Augusto Inácio antevê participação de craque do Sporting no dérbi: "Psicologicamente pode ter peso"
< >
“Penso que Rui Borges terá mais trabalho que Bruno Lage pois o desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia”, começou por dizer Jorge Silvério ao jornal Record, destacando a necessidade de atenção individual com os jogadores. “Com o empate o Sporting só depende de si para ser campeão, é algo positivo, mas os jogadores podem desconcentrar-se com mais facilidade. É certo que a euforia é mais externa que interna, mas este clima pode ter impacto no rendimento dos jogadores e o técnico até deve falar individualmente com cada um para perceber o estado de cada um”.
O Sporting recebe este sábado, às 18h, o Vitória de Guimarães, num jogo decisivo em Alvalade. Se vencer, torna-se bicampeão nacional, um feito que escapa aos leões há mais de 70 anos. Apesar da festa que já se vive entre os adeptos, Silvério avisa que é precisamente esse clima que pode ser perigoso para o rendimento da equipa. Rui Borges terá baixa no meio campo para a última ronda da Liga Portugal.
“Há uns anos bastava pedir aos jogadores que não ligassem o rádio ou a televisão mas isso hoje em dia é impossível. Acima de tudo é evitar que a euforia dos adeptos passe para a equipa. Ninguém pode pensar 'está ganho' porque não está”, acrescentou Jorge Silvério, reforçando que o trabalho psicológico pode ser decisivo para o sucesso dentro de campo.
Com o Benfica a jogar à mesma hora frente ao Braga e a precisar de um deslize do Sporting, o ambiente está ao rubro nesta reta final. Mas em Alvalade, o foco está em manter os pés assentes na terra e o título à vista. Rui Borges terá de segurar emocionalmente a equipa num momento em que todos sonham mas ainda nada está garantido.