SPFC 24 Horas
·17 May 2025
Pré-Jogo: São Paulo recebe o Grêmio no Morumbis para engrenar no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·17 May 2025
Conquistando o principal objetivo do 1º semestre e se garantindo nas oitavas da Libertadores, o São Paulo volta suas atenções para os compromissos nacionais, com dois jogos de grande importância nos próximos quatro dias. Neste sábado, às 21h, a equipe recebe o Grêmio, pela 9ª rodada do Brasileirão, e em busca da segunda vitória. O jogo terá transmissão dos canais SporTV (Faixa 4K) e Premiere.
Deixando de lado a euforia da Libertadores, o São Paulo viu a derrota no Choque-Rei causar um choque de realidade em todos os lados. Com 6 empates em 8 partidas, o São Paulo viu a zona de rebaixamento encostar no retrovisor, amargando a 16ª posição com apenas nove pontos, dois a mais do que Vasco e Juventude, que abrem o Z-4. Por sinal, o tricolor pode iniciar o jogo contra o Imortal dentro da zona, em caso de vitória do cruzmaltino às 18h30, contra o Fortaleza. Por outro lado, um triunfo no Morumbi pode levar os comandados de Luis Zubeldia para a 10ª posição, a depender dos resultados da rodada.
Depois de flertar com o retorno aos gramados na Copa do Brasil, Lucas Moura só deve retornar depois da Copa do Mundo de Clubes. Ruan Tressoldi e Cédric Soares, titulares contra o Libertad, são dúvidas para o jogo deste sábado..
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Grêmio
Local: Morumbis
Data: 17 de Maio (sábado), 21h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Quarto árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Rodrigo José Pereira de Lima, árbitro da partida neste sábado. (Reprodução: Federação Pernambucana de Futebol)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 98
Vitórias do São Paulo: 35
Vitórias do Grêmio: 33
Empates: 30
Primeira partida: Grêmio 1 x 1 São Paulo – Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967
Última partida: Grêmio 2 x 1 São Paulo – Campeonato Brasileiro 2024
Último duelo entre São Paulo e Grêmio terminou com derrota por 2 x 1, e livrou o Imortal do rebaixamento. (Reprodução: JOELMIR SCHELESKI/ Agencia Enquadrar/ Agencia O Globo)
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Se o momento do São Paulo na temporada não é das melhores, a fase do Grêmio é ainda pior. Desde o fim do campeonato gaúcho, o Imortal disputou 14 jogos, com apenas 4 vitórias, 6 empates e 4 derrotas; aproveitamento de 42,8%, e dos últimos 10 duelos, venceu apenas 1. No meio do caminho, houve a demissão do técnico Gustavo Quinteros e a chegada de Mano Menezes, que até agora, não emplacou na segunda passagem.
Na Copa Sul-Americana, o Grêmio corre risco de não se classificar diretamente às oitavas de final, enquanto no Brasileirão, vem logo à frente do São Paulo, na 15ª posição e com os mesmos nove pontos.
Vale mencionar ainda o reencontro com Tiago Volpi, que defendeu o São Paulo entre 2019 e o começo de 2022, com 195 jogos e o título paulista de 2021. Até o momento, ele permanece como o goleiro que mais atuou pelo clube desde a aposentadoria de Rogério Ceni.
Tiago Volpi atuando pelo Grêmio. (Reprodução: GZH)
CURIOSIDADES:
No duelo contra o Grêmio neste sábado, o São Paulo defende uma invencibilidade considerável no Morumbis, sem perder para o Imortal desde 2013 – na ocasião, foi derrotado pela 24ª rodada, com gol de Eduardo Vargas.
De lá pra cá, foram 11 partidas no Morumbi, com 5 vitórias e 6 empates. No meio desse caminho, as seis igualdades foram consecutivas, com três jogos acabando em “1 x 1”, e os outros três ficando no “0 x 0”, um deles selando a eliminação da Copa do Brasil em 2020, na véspera de ano novo.
A invencibilidade no Morumbis:
Rogério Ceni comemorando gol diante do Grêmio, em 2015. (Reprodução: YouTube)
Duelo entre São Paulo e Grêmio, pela Copa do Brasil de 2020. (Reprodução: UOL)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo: Rafael, Cédric Soares (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Alisson, Marcos Antônio e Oscar; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldia
Grêmio: Volpi; João Pedro (João Lucas), Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Ronald (Camilo), Edenilson, Braithwaite e Cristian Olivera; Arezo (Monsalve ou Cristaldo).
Técnico: Mano Menezes